TítuloImportância do resguardo ético pelos membros do Poder judiciário e do Ministério público contrapondo-se ao anseio de prestígio social
Autor(es)Ribeiro, Fávila
Data de publicação1999
ResumoComenta a atuação do Poder constituinte na mediação entre Poder judiciário e Ministério público acerca da manutenção do propósito de garantir “impoluta distribuição da justiça”. Cita os preceitos que compõem a normatividade jurídica, que desconsideram a compreensão individual e voltam-se para as boas ações, repudiando aquelas que vão contra o bem comum. Caracteriza como princípios éticos aqueles que enriquecem e fortalecem o sortimento de valores referentes à dignidade humana, segurança, responsabilidade e justiça. Discorre sobre o prestígio social resultante da notável atuação em contraponto à vaidade, o desejo de poder e a agressão aos princípios éticos.
AssuntosMagistrado, ética profissional, Brasil
Promotor público, ética profissional, Brasil
Poder judiciário, competência, Brasil
Ministério público, competência, Brasil
Poder constituinte, Brasil
Ordem jurídica, Brasil
FonteRIBEIRO, Fávila. Importância do resguardo ético pelos membros do Poder judiciário e do Ministério público contrapondo-se ao anseio de prestígio social. Themis : Revista da ESMEC, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 221-236, 1999. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/26395>. Acesso em: 16 dez. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/26395
Arquivo TamanhoFormato 
importancia_resguardo_etico_membros.pdf672.55 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: