TítuloA inconstitucionalidade da inclusão da receita na base de cálculo da Cofins e da contribuição destinada ao PIS : impossibilidade de ampliação da regra matriz de incidência tributária delineada pelo poder constituinte originário
Autor(es)Nascimento, Ivoney Severina de Melo Pereira do
Data de publicação2009
ResumoDiscorre sobre a constitucionalidade da base de cálculo da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social – COFINS e da Contribuição Social destinada ao Programa de Integração Social – PIS, prevista no artigo 1º, das Leis nº 10.637/2002 e nº 10.833/2003. Investiga a subsunção da definição de faturamento, fixada pelas aludidas leis com amparo na Emenda Constitucional nº 20/1998. Pugna pela inconstitucionalidade de textos infraconstitucionais e de emenda constitucional que ampliem a base de cálculo delimitada pelo poder constituinte originário.
NotasMonografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas no Curso de Pós-graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP.
AssuntosContribuição social
Contribuição social, base de cáculo
Constitucionalidade das leis
FonteNascimento, Ivoney Severina de Melo Pereira do. A inconstitucionalidade da inclusão da receita na base de cálculo da Cofins e da contribuição destinada ao Pis: impossibilidade de ampliação da regra matriz de incidência tributária delineada pelo poder constituinte originário. Brasília, DF, 2009. 41 f. Monografia (Especialização em Direito Tributário e Finanças Públicas) - IDP.
Nascimento, Ivoney Severina de Melo Pereira do. A inconstitucionalidade da inclusão da receita na base de cálculo da Cofins e da contribuição destinada ao PIS: impossibilidade de ampliação da regra matriz de incidência tributária delineada pelo poder constituinte originário. BDJur, Brasília, DF, 3 mar. 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27551>.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27551