TítuloA visão penalista do Estatuto da Criança e do Adolescente pelo Superior Tribunal de Justiça e o equívoco da aplicação do princípio da insignificância
Autor(es)Zaupa, Fernando Martins
Data de publicação27-09-2009
ResumoCritica a aplicação de preceitos do direito penal no julgamento de atos infracionais por parte do Superior Tribunal de Justiça, que tem desprezado a peculiaridade da seara infanto-juvenil ao tratar as medidas sócio-educativas como medidas penais. Trata especialmente da invocação do princípio da insignificância nos casos de menores infratores, quando era possível utilizar disposições contidas no próprio pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, ignorando a diferenciação preconizada pela Constituição Federal e prejudicando a concretização do sistema previsto no ECA.
NotasACESSO RESTRITO: em respeito à Lei de Direitos Autorais, trata-se de documento de uso interno do STJ.
AssuntosBrasil. [Estatuto da criança e do adolescente (1990)]
Medida socioeducativa
Princípio da insignificância
Direito penal
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ)
FonteZAUPA, Fernando Martins. A visão penalista do Estatuto da Criança e do Adolescente pelo Superior Tribunal de Justiça e o equívoco da aplicação do princípio da insignificância. Jus Navigandi, Teresina, v. 13, n. 2279, 27 set. 2009. Disponível em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=13508>. Acesso em: 8 mar. 2010.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27600
Arquivo TamanhoFormato 
Visão_Penalista_Estatuto.pdf4.76 MBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: