TítuloLas limitaciones administrativas a la propiedad por razones de ordenación territorial y ordenación urbanística en Venezuela, y el curioso caso de una ley sancionada que nunca entró en vigencia
Autor(es)Brewer-Carías, Allan R.
Data de publicação04-2009
ResumoTrata das limitações administrativas da propriedade por razões de ordenamento territorial e urbanístico na Venezuela. Aborda os regimes legais, destacando alguns aspectos da Lei Orgânica de 2005, a qual nunca entrou em vigência. Analisa os princípios constitucionais sobre a propriedade, sob a luz da Constituição de 1999, estudando os antecedentes relacionados com a propriedade. Trata da garantia constitucional da propriedade e a reserva legal, tecendo sobre o regime legislativo das limitações da propriedade, focando o regime da Lei Orgânica de Organização do Território de 1983 e os planos de ordenamento urbanístico. Aborda sobre as consultas preliminares e outros procedimentos para se constituir uma edificação em uma zona de urbanização.
AssuntosPlanejamento urbano, Venezuela
Lei orgânica, Venezuela
Propriedade, aspectos constitucionais, Venezuela
Reserva legal, aspectos constitucionais, Venezuela
FonteBREWER-CARÍAS, Allan R. Las limitaciones administrativas a la propiedad por razones de ordenación territorial y ordenación urbanística en Venezuela, y el curioso caso de una ley sancionada que nunca entró en vigencia. A&C: revista de direito administrativo e constitucional, Belo Horizonte, v. 9, n.36, abr./jun.2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/28100>. Acesso em: 25 mar. 2010.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/28100
Aparece nas coleções: