TítuloA formação inicial e continuada dos magistrados
Autor(es)Gonçalves, Fernando
Data de publicação2009
ResumoComenta que qualquer iniciativa voltada para a evolução e modernização do Poder Judiciário encontra-se na formulação e implementação de um projeto estratégico, coerente e consistente, de seleção, formação e aperfeiçoamento de magistrados. Ressalta que o processo de aprendizagem só se torna efetivamente produtivo quando fundamentado na reunião de pessoas, estimuladas e dispostas a conquistar o saber, a apurar sua elevada formação técnico-jurídica a partir de uma perspectiva pragmática, humanística e, principalmente, dotada de elevada sensibilidade social, pois o ofício de julgar exige do juiz, além de sólido preparo técnico, ampla formação multicultural, privilegiando outras áreas do saber, visto que, ao proferir suas decisões, procura adequar a norma legal ao contexto social. Aborda a Emenda Constitucional nº 45, da chamada Reforma do Judiciário, que criou as duas únicas escolas oficiais de magistrados de âmbito nacional: a específica para a justiça trabalhista, que funciona junto ao TST, e a que abrange os juízes da justiça comum federal e estadual, a ENFAM que funciona junto ao STJ. Ressalta que o compromisso da Enfam assim como o das Escolas Estaduais e Federais, é conferir cada vez maior densidade ao ensino, ao saber, de modo que a arte e o dever de julgar alcancem seu escopo fundamental, ou seja, a célere e eficiente prestação da Justiça.
NotasPalavras proferidas na abertura do IV Encontro Estadual de Professores da Escola de Magistratura do Paraná – EMAP, Foz do Iguaçu, 04.12.2009.
AssuntosMagistrado, formação profissional, Brasil
Escola de magistratura, pesquisa, Brasil
Juiz, formação profissional, Brasil
Magistrado, ensino, Brasil
Reforma judiciária, Brasil
FonteGONÇALVES, Fernando. A formação inicial e continuada dos magistrados. BDJur, Brasília, DF, 19 maio 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/31340>. Acesso em: 23 nov. 2011.
TipoDiscurso
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/31340
Arquivo TamanhoFormato 
Formação_Inicial_Continuada.doc.pdf89.3 kBPDFVisualizar