TítuloMecanismos de legitimação da atividade regulatória : uma análise dos contextos português e brasileiro com contribuições europeias e norte-americanas
Autor(es)Rocha, Gabriela Paes de Carvalho
Data de publicação07-2009
Resumo“Objetiva fazer uma reflexão sobre a relação das agências reguladoras com a democracia participativa e como as variadas formas de controle podem legitimar democraticamente a atividade regulatória. Usa como método a análise das conjunturas brasileira e portuguesa, especialmente no tocante à legitimação destas entidades independentes. Aborda as contribuições do debate norteamericano ao assunto. A primeira parte do artigo traça um panorama das autoridades administrativas independentes na Europa, para facilitar a compreensão do fenômeno regulatório em uma outra cultura jurídica. A segunda parte fala sobre a relação da democracia participativa com a regulação, usando como referências as contribuições do debate norte-americano. Ademais, trata-se das acepções dos variados tipos de controle em conexão com a legitimidade democrática e a responsabilização (accountability). Por fim, a terceira parte aborda os mecanismos de legitimação das agências reguladoras já existentes no Brasil.”
AssuntosAgência reguladora
Agência reguladora, Brasil
Concessão de serviços públicos, regulamentação, análise comparativa, Brasil, Portugual
Democracia social
EditoraFórum
FonteROCHA, Gabriela Paes de Carvalho. Mecanismos de legitimação da atividade regulatória: uma análise dos contextos português e brasileiro com contribuições europeias e norte-americanas. Revista de direito de informática e telecomunicações, Belo Horizonte, ano 4, n. 7, jul./dez. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/31477>. Acesso em: 11 mar. 2010.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/31477
Aparece nas coleções: