TítuloEvolução histórica do processo civil e a busca de uma justiça mais célere
Autor(es)Araújo, Arnan do Carmo
Data de publicação2010
ResumoDescreve de que forma se deu a evolução do direito processual no Brasil e sua constante busca da celeridade processual, sem perder de vista a prestação jurisdicional eficaz. Visa, também, de uma forma breve, demonstrar a evolução científica do Direito Processual como somatório do estudo, procurando mostrar a necessidade e importância de tal conhecimento para melhor assimilar a atual situação jurídica do nosso país, com especial destaque ao Direito Processual Civil, que tem evoluído no sentido de dar respostas à sociedade, criando ferramentas processuais com o objetivo de reduzir o tempo de tramitação do processo. Merece destaque o projeto do novo Código de Processo Civil que tem como propósito reduzir o tempo de tramitação de um processo no Tribunal. O novo diploma traz consigo o embrião da celeridade para o sistema judiciário brasileiro.
NotasTrabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como prérequisito para a obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu, na área de Direito Processual Civil.
AssuntosDireito processual, Brasil
Processo civil, Brasil
Processo civil, história, Brasil
FonteARAÚJO, Arnan do Carmo. Evolução histórica do processo civil e a busca de uma justiça mais célere. 2010. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil) – UniCEUB, Brasília, DF, 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/34770>. Acesso em: 15 dez. 2010.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/34770
Arquivo TamanhoFormato 
Evolução_Histórica_Processo.pdf922.87 kBPDFVisualizar