TítuloA matéria de ordem pública e o prequestionamento : o efeito translativo no âmbito do recurso especial
Autor(es)Cabral, Jihan Barboza
Data de publicação2010
ResumoDiscute a possibilidade de se conhecer das matérias de ordem pública em sede de recurso especial, analisando o tema sob o enfoque do prequestionamento e do efeito translativo. Trata da natureza do recurso especial e seus principais aspectos gerais e pressupostos de admissibilidade. Aborda o instituto do prequestionamento e o conceito a ele atribuído por doutrinadores de renome na matéria do Direito Processual Civil Brasileiro. Discute a relevância da matéria de ordem pública no âmbito do sistema jurídico nacional, classificando-a como de ordem material e processual. Apresenta as diferentes correntes doutrinárias acerca da necessidade ou não do debate prévio da matéria de ordem pública, na via especial, e o modo como o efeito translativo possibilita o conhecimento das referidas matérias pelo Superior Tribunal de Justiça.
NotasTrabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil.
AssuntosDireito processual civil, Brasil
Recurso especial, Brasil
Ordem pública, Brasil
Efeito devolutivo, Brasil
Prequestionamento, Brasil
FonteCABRAL, Jihan Barboza. A matéria de ordem pública e o prequestionamento: o efeito translativo no âmbito do recurso especial. 2010. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Direito Processual Civil) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/39400>. Acesso em: 17 jun. 2011.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/39400
Arquivo TamanhoFormato 
Matéria_Ordem_Pública_Jihan_Barbosa.doc.pdf285.65 kBPDFVisualizar