TítuloO meio-ambiente, a urbanização e a prevenção dos conflitos no Brasil : os direitos humanos no sistema interamericano : o judiciário e o voluntariado
Autor(es)Teixeira, Sálvio de Figueiredo
Data de publicação30-12-1997
ResumoO artigo aborda a necessidade da busca de iniciativas para a promoção da sustentabilidade ambiental, diminuição da degradação do meio-ambiente e da racionalização do consumo. Expõe que a degradação ambiental coloca em risco o direito à vida e à saúde individual e coletiva das pessoas. Aponta a educação, a socialização, a família, o trabalho, e a qualidade de vida os âmbitos essenciais para uma prevenção primária contra os conflitos sociais. O autor reforça a idéia de que o judiciário estará cada vez mais presente na sociedade, não só participando nas soluções de litígios, mas também como autêntico poder moderador. Afirma que o voluntariado poderá servir como conciliador junto aos juizados informais e disseminar a conscientização de que o melhor conflito é aquele que não se institucionaliza e que é abortado antes de ser concebido.
NotasTrabalho apresentado no “4th United Nations Volunteers Intergovernmental Meeting”, Bonn, Alemanha, 30.12.97.
AssuntosDireito ambiental, Brasil
Desenvolvimento sustentável, Brasil
Direitos humanos, Brasil
Proteção ambiental, Brasil
FonteTEIXEIRA, Sálvio de Figueiredo.O meio ambiente, a urbanização e a prevenção dos conflitos no Brasil:direitos humanos no sistema interamericano:o judiciário e o voluntariado.Consulex : revista jurídica, v.4, n.46, p.14-20, out. 2000.
TEIXEIRA, Sálvio de Figueiredo.O meio ambiente, a urbanização e a prevenção dos conflitos no Brasil:direitos humanos no sistema Ínteramericano:o judiciário e o voluntariado.Revista síntese de direito civil e processual civil, v.2, n.10, p.118-126,mar./abr. 2001.
TEIXEIRA, Sálvio de Figueiredo.O meio ambiente, a urbanização e a prevenção dos conflitos no Brasil:direitos humanos no sistema interamericano:o judiciário e o voluntariado.Revista de julgados / Tribunal de Alçada do Estado de Minas Gerais, n.86,p.21-32, jan./mar. 2002.
TEIXEIRA, Sálvio de Figueiredo.O meio ambiente, a urbanização e a prevenção dos conflitos no Brasil:direitos humanos no sistema interamericano:o judiciário e o voluntariado. L & C : revista de direito e administração pública, v.3, n.27, p.8-14, 2000 .
TipoArtigo de revista
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/429
Arquivo TamanhoFormato 
Meio-Ambiente_Urbanização_Prevenção.pdf81.23 kBPDFVisualizar