TítuloDireitos fundamentais do consumidor
Autor(es)Vasconcelos, Marta Suzana Lopes
Data de publicação2011
ResumoAborda o direito do consumidor como direito fundamental. Realiza uma análise do contrato privado clássico, erigido sob o império dos princípios da autonomia da vontade e do pacta sunt servanda, contrastando-o com os novos paradigmas da função social do contrato e da boa-fé objetiva. Trata o contrato de consumo sob a forma de contrato de adesão, seara propícia das cláusulas abusivas do direito do consumidor. Expõe ainda os meios de controle de tais cláusulas no Brasil e em Portugal.
AssuntosDireito do consumidor, aspectos constitucionais, Brasil
Direitos e garantias individuais, Brasil
Contrato de adesão, Brasil
Cláusula abusiva, Brasil
Direito comparado, Brasil, Portugal
FonteVASCONCELOS, Marta Suzana Lopes. Direitos fundamentais do consumidor. Revista da Esmese, Aracaju, n. 15, p. 157-182, 2011. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/42970>. Acesso em: 15 dez. 2011.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/42970
Aparece nas coleções: