TítuloA atuação da mulher no conceito de família em uma visão histórica-filosófica
Autor(es)Kalb, Christiane Heloísa
Data de publicação2012
ResumoA conceituação do termo família oferece um paradoxo em nossa legislação atual, que até o momento não se tem uma solução adequada. O que ocorre é que não há conceito, nem definição clara, no Direito, na Sociologia e nem para a Antropologia do conceito de família. O direito positivado de diversas culturas e mesmo em diferentes ramos do Direito, nos mais díspares ordenamentos jurídicos, no contexto de outros países, apresenta diversos significados do termo: família. Tal termo e a sua compreensão entre os organismos sociais e jurídicos são os que mais se alteram e se alteraram no curso da história. A entidade familiar da pós-modernidade possui um conceito totalmente distinto do passado e o papel da mulher neste conceito mudou radicalmente de tempos em tempos.
NotasPublicado originalmente em: NECKEL, Nadia Régia Maffi; MILANI, Maria Luiza (Org.). Cultura: faces do desenvolvimento. Blumenau: Nova Letra, 2010. p. 61-74.
AssuntosMulher, crítica, história
Mulher, crítica, filosofia
Família, Brasil
FonteKALB, Christiane Heloísa. A atuação da mulher no conceito de família em uma visão histórica-filosófica. Brasília, DF, 2012. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/43722>. Acesso em: 4 jan. 2012.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/43722
Arquivo TamanhoFormato 
Atuação_Mulher_Conceito_Christiane Kalb.pdf99.65 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: