TítuloA aplicação dos princípios de direito penal no direito administrativo : uma análise do princípio da insignificância econômica
Autor(es)Blanchet, Luiz Alberto
Gabardo, Emerson
Data de publicação01-2012
ResumoAnalisa a possibilidade e vantagens da aplicação no direito administrativo de diversos princípios entendidos tradicionalmente como restritos ao direito penal, com particular ênfase ao princípio da insignificância econômica. Refuta, com base em recentes julgados dos tribunais superiores e doutrina, argumentos contrários à posição de que não haveria um regime constitucional sancionador único, envolvendo os dois ramos do direito. Demonstra a importância de se considerarem os valores de inexigibilidade de conduta diversa e proporcionalidade para identificar e delimitar os ilícitos.
AssuntosPrincípio da insignificância, Brasil
Direito penal, Brasil
Direito administrativo, Brasil
Princípio da proporcionalidade, Brasil
FonteBLANCHET, Luiz Alberto; GABARDO, Emerson. A aplicação dos princípios de direito penal no direito administrativo: uma análise do princípio da insignificância econômica. A & C: Revista de Direito Administrativo e Constitucional, Belo Horizonte, v. 12, n. 47, jan./mar. 2012. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/46322>. Acesso em: 8 maio 2012.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/46322
Arquivo TamanhoFormato 
aplicacao_dos_princípios_blanchet.pdf103.06 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: