TítuloCriminalização da sexualidade : leis de zina como violência contra as mulheres em contextos muçulmanos
Autor(es)Mir-Hosseini, Ziba
Data de publicação12-2011
ResumoPropõe um estudo sobre a criminalização, no contexto islâmico, de qualquer contato sexual fora do casamento civil, cuja principal categoria criminal denomina-se zina. Explicita o choque entre dois sistemas de valores e duas concepções de direitos de gênero provindos do direito internacional dos direitos humanos e da tradição jurídica islâmica. Observa o contexto histórico de mudanças nas políticas da religião, direito e gênero que conduziram ao ressurgimento recente de leis e punições de zina e examina essas mudanças no contexto da tradição jurídica islâmica clássica. Procura mostrar como as leis e punições de zina podem ser contestadas por fundamentos jurídicos e religiosos e como elementos essenciais da tradição jurídica islâmica estão em harmonia com o direito dos direitos humanos.
NotasEste artigo é uma versão revisada de um capítulo publicado no livro “Control and Sexuality: The Revival of Zina Laws in Muslim Contexts”, organizado pela autora e por Vanja Hamzic (WLUML Publications, 2010).
Publicado em português, espanhol e inglês.
Título em espanhol: La penalización de la sexualidad : las leyes de zina como violencia contra la mujer en contextos musulmanes. -- Título em inglês: Criminalising sexuality : zina laws as violence against women in muslim contexts.
AssuntosSexualidade, criminalização
Direitos humanos (direito internacional público)
Relações de gênero
Direito muçulmano
Islamismo
FonteMIR-HOSSEINI, Ziba. Criminalização da sexualidade: leis de zina como violência contra as mulheres em contextos muçulmanos. SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 8, n. 15, dez. 2011. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/46806>. Acesso em: 4 jun. 2012.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/46806
Aparece nas coleções: