TítuloDireito à alimentação: o reconhecimento de um direito social
Autor(es)Martins, Humberto Eustáquio Soares
Data de publicação2012
2013
ResumoAborda o aspecto socioeconômico do direito à alimentação. Destaca o papel da Constituição Federal como desencadeadora dos direitos sociais. Demonstra que o direito à alimentação, enquanto direito social, se firma no horizonte constitucional brasileiro. Indica uma percepção contemporânea acerca do processo de integração normativa de direitos subjetivos no ordenamento jurídico brasileiro e narra algumas questões que podem ser entendidas como lições em relação aos direitos sociais, com o objetivo de indicar o dilema que subjaz este meio de outorga de direitos aos cidadãos, em especial, na sua reinvindicação dirigida ao Estado.
NotasTexto de autoria de Ministro do Superior Tribunal de Justiça.
AssuntosAlimentação, aspectos constitucionais
Alilmentação, aspectos socioeconômicos
Alimentação, legislação
Alimentação, jurisprudência
Direitos e garantias individuais
Segurança alimentar
Políticas públicas, aspectos constitucionais
EditoraMigalhas
Alumnus
OAB, Conselho Federal
FonteMUSSI, Jorge; SALOMÃO, Luiz Felipe; MAIA FILHO, Napoleão Nunes (Org.). Estudos jurídicos em homenagem ao Ministro Cesar Asfor Rocha. Ribeirão Preto: Migalhas, 2012. v. 2. p. 60-82. (Cesar Asfor Rocha 20 anos de STJ).
FURTADO, Marcus Vinícius (Coord.). Reflexões sobre a Constituição: uma homenagem da advocacia brasileira. Brasília: Alumnus; OAB, 2013. p. 267-278.
TipoCapítulo de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/48378