TítuloEfeitos da coisa julgada e os princípios constitucionais
Autor(es)Delgado, José Augusto
Data de publicação2001
2005
ResumoExamina o alcance da coisa julgada quando atua em atrito com os princípios da moralidade, da legalidade e da realidade impostas pela natureza das coisas e das relações humanas e com outros princípios colocados na Consituição Federal. Para isso, apresenta alguns aspectos primordiais da ciência do Direito e sua necessária vinculação aos princípios da legalidade e da moralidade. O mesmo quanto à aplicação da lei pelo Pode Judiciário. Nesse sentido, analisa a atuação deste na função de dizer o direito em caso concreto e com reflexos gerados pela coisa julgada. Assim, visita o conceito de coisa julgada e avalia os casos de sentenças transitadas em julgado, porém, injustas, contrárias à moralidade, à realidade dos fatos e à Constituição. Por fim, mostra o posicionamento da doutrina e da jurisprudência sobre a coisa julgada quando esta é formada com os vícios apontados.
Notas- Texto de autoria de Ministro do Superior Tribunal de Justiça.
- Texto básico da palestra proferida, em Fortaleza, no dia 20 de dezembro de 2000, no I Simpósio de Direito Público da Advocacia-Geral da União, 5ª Região, promovido pelo Centro de Estudos Victor Nunes Leal.
- Disponível também nas seguintes publicações:
Revista de Direito Tributário, São Paulo, n. 79, p. 49-69, 1999.
Revista de Processo, São Paulo, v. 26, n. 103, p. 9-36, jul./set. 2001, sob o título "Pontos polêmicos das ações de indenização de áreas naturais protegidas: efeitos da coisa julgada e os princípios constitucionais".
- Artigo publicado em duas partes da revista Justiça & Cidadania.
AssuntosCoisa julgada
Princípio constitucional
Direito constitucional
Segurança jurídica
Controle da constitucionalidade
EditoraJC
MP
Fonte- Justiça & Cidadania, Rio de Janeiro, v. 3, n. 14, p. 16-20, abr. 2001.
- Justiça & Cidadania, Rio de Janeiro, v. 3, n. 15, p. 8-14, maio 2001.
- MARTINS, Ives Gandra da Silva; PEIXOTO, Marcelo Magalhães; ELALI, André (Coord.). Coisa julgada tributária. São Paulo: MP, 2005. p. 235-270.
TipoArtigo de revista
Capítulo de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/588