TítuloTeoria Constitucional do Direito Penal: contribuições a uma reconstrução da dogmática penal 100 anos depois
Autor(es)Chamon Junior, Lúcio Antônio
Data de publicação2006
ResumoA categoria do tipo de garantia, mais do que qualquer outra, é tão indispensável para um Direito Penal Internacional que seja digno desse nome quanto para o Direito Penal de um precário Estado de Direito, onde o cidadão se vê, com freqüência, frente a um poder punitivo politizado, poder este que só pode ser domesticado, quando isso é possível, por um Direito Penal do Estado de Direito, portanto, antes de mais nada, por um Direito Penal determinado, tipificado - como uma Magna Charta do delinqüente. É de se esperar que essas linhas possam contribuir, no Brasil e na América Latina, ao clareamento e à contínua expansão de uma teoria do tipo, e do delito, no marco do Estado de Direito.
NotasDivulgação dos SUMÁRIOS das obras recentemente incorporadas ao acervo da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva do STJ. Em respeito à lei de Direitos Autorais, não disponibilizamos a obra na íntegra. Localização: 34:504(81) C355t Código de barras: STJ00062769
AssuntosDireito Penal
Tipo Penal
Teoria do Direito
Estado de Direito
EditoraLumen Juris
FonteCHAMON JUNIOR, Lúcio Antônio. Teoria constitucional do direito penal: contribuições a uma reconstrução da dogmática penal 100 anos depois. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006. 255 p.
TipoSumário de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/8782
Arquivo TamanhoFormato 
Teoria_Constitucional_do_Direito.pdf25.69 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: