TítuloO futuro das escolas de magistratura e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados
Autor(es)Monteiro Filho, Raphael de Barros
Data de publicação09-03-2007
ResumoExposição em torno do tema “O futuro das Escolas de Magistratura e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados”, como coordenador do Grupo de Estudos que concorreu para a edição da Resolução n. 03, de 30.11.2006, do Superior Tribunal de Justiça – STJ, instituidora da referida Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM. Analisa a situação das atividades da ENFAM perante a existência de 27 escolas estaduais e cinco escolas federais da Magistratura. Fala sobre os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira, a promulgação do Estatuto da Magistratura, e outras questões a serem enfrentadas. Finaliza, ressaltando a vocação de Juiz, ocasião que não poderia deixar de evocar o nome do eminente Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, reconhecidamente um modelo de Magistrado que dedicou a vida à Magistratura brasileira. Explica que Sálvio de Figueiredo Teixeira foi – pode-se dizer – o precursor das escolas da Magistratura, de que são exemplos vivos a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Minas Gerais), a Escola Nacional de Magistratura (AMB) e a Escola Judiciária Eleitoral, de cuja criação ele participou.
NotasPalavras proferidas no “VIII Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura”, Brasília, 9-3-2007
AssuntosEscola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Brasil) (ENFAM)
Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB)
Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, Minas Gerais
Direito, estudo e ensino, Brasil
Escola de magistratura, análise, Brasil
Magistratura, estudo e ensino, Brasil
Poder judiciário, Brasil
FonteMONTEIRO FILHO, Raphael de Barros. O futuro das escolas de magistratura e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. BDjur, Brasília, DF. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/8861>. Acesso em: 14 mar. 2007.
TipoDiscurso
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/8861
Arquivo TamanhoFormato 
O_Futuro_das_Escolas_de_Magistratura.pdf40.98 kBPDFVisualizar