TítuloO combate ao trabalho escravo no Brasil
Autor(es)Naves, Nilson Vital
Data de publicação24-09-2002
ResumoDestaca a importância do debate sobre o tema na atualidade e faz um breve relato da história do escravismo. Aponta a condenação unânime aos casos de trabalho forçado no Brasil, bem como a necessidade de se aperfeiçoar e dotar de meios suficientes a atuação integrada da Justiça Federal, da Justiça do Trabalho, do Ministério Público da União, das Polícias Federais e do Ministério do Trabalho e Emprego. Destarte salienta os princípios constitucionais que nos regem interna e externamente, como os da dignidade da pessoa humana e valores sociais do trabalho (art. 1º, III e IV), prevalência dos direitos humanos (art. 4º, II), direitos dos trabalhadores (art. 7º), função social da propriedade (art. 5º, XXIII, e 170, III). Ainda mostra como a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e o Escritório da OIT (Organização Internacional do Trabalho) têm empreendido esforços meritórios para imprimir maior urgência às iniciativas em andamento no Congresso Nacional tendentes a dificultar o recrutamento e o uso de trabalho escravo e a punir, de modo efetivo, eventuais transgressores.
NotasPalavras proferidas pelo Ministro Nilson Naves por ocasião da abertura da I Jornada de Debates sobre o Trabalho Escravo, Brasília, 24/9/2002, no Auditório do STJ.
AssuntosDireitos humanos
Ministro de tribunal, discursos, ensaios, conferências, Brasil
Direito do trabalhador
Crime contra a liberdade individual
Crime contra a organização do trabalho
Redução à condição análoga à de escravo
FonteNAVES, Nilson Vital. O combate ao trabalho escravo no Brasil. BDJur, Brasília, DF, 2002. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/989>. Acesso em: 17 jan. 2012.
TipoDiscurso
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/989
Arquivo TamanhoFormato 
O_Combate_ao_Trabalho_Escravo.pdf40.92 kBPDFVisualizar