Lista por Autor


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-15 de 15


Alvarenga, Luciano José (2008)
Embora a reserva f1orestal legal tenha significativa relevância para a conservação de ecossistemas, sua efetivação ainda encontra resistência nos tribunais brasileiros. Não são raras decisões contrárias aos percentuais florestais mínimos exigidos pelo Código Florestal e à obrigatoriedade legal de averbação. Este texto analisa a questão a partir da Biologia da Conservação, do princípio da função social e ambiental da propriedade rural, do direito constitucional a um meio ambiente dignificante, de preceitos da Política Nacional do Meio Ambiente e da Política Agrícola. Adicionalmente, traz notas críticas à decisão expressa no Acórdão 1.0000.00.279477-4/000(1) (rel. Des. Orlando Carvalho, j. 25.06.20(3), do Tribunalde Justiça do Estado de Minas Gerais. Por fim, apresenta proposições gerais para a construção jurisprudencial relativa ao tema.
Artigo


Alvarenga, Luciano José (07-2011)
Comenta julgamento de agravo de instrumento em que o relator do processo utilizou texto poético para ilustrar a prática da destruição do meio ambiente no Brasil. Destaca a relação entre direito e literatura, ressaltando que esta pode contribuir para a demonstração daquilo que se designa como meio ambiente, inclusive em sua acepção jurídica.
Artigo


Alvarenga, Luciano José; Castro, Frederico do Valle Ferreira de; Magalhães Júnior, Antônio Pereira (2005)
Artigo

Alvarenga, Luciano José (12-2007)
Comenta jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais que versa sobre a obrigatoriedade da averbação de áreas de Reserva Legal (RL), a qual não se aplicaria a glebas desprovidas de cobertura vegetal densa ou localizadas em regiões de cerrados ou campos. Examina elementos que propiciam uma visão sistêmica da importância do Cerrado brasileiro, comparando a riqueza de sua flora e biodiversidade com dados estatísticos de outros biomas de proteção internacional.
Artigo



Alvarenga, Luciano José (07-2010)
Aborda o tema da reserva legal florestal, tipologia de espaço territorial especialmente protegido prevista no artigo 1, parágrafo 2, III, do Código florestal brasileiro, acrescentado pela medida provisória n. 2.166-67, de 24 de agosto de 2001. Analisa os fundamentos jurídicos das obrigações de averbação e conservação da reserva legal florestal.
Artigo

Alvarenga, Luciano José (06-2008)
Comenta sobre a função socioecológica do imóvel rural, relatando a inconsistência da dicotomia entre as exigências de averbação e conservação da reserva florestal legal e o direito de propriedade.
Artigo


Alvarenga, Luciano José (12-2006)
Comenta decisão sobre averbação da reserva legal florestal. Discute sua aplicação somente às áreas que possuem áreas de floresta, discorrendo também sobre a efetivação da reserva legal em prol da utilização racional e produtiva da propriedade rural.
Artigo

Alvarenga, Luciano José (12-2006)
Comenta recurso especial interposto pelo Ministério Público de Minas Gerais, contra acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça do mesmo Estado, visando a interrupção de obras irregulares de parcelamento de solo, para fins urbanos, e à reparação por danos materiais e extrapatrimoniais causados ao meio ambiente.
Artigo

Alvarenga, Luciano José; Hirashima, Simone Queiroz da Silveira (01-2012)
Discute a classificação da poluição sonora como crime ambiental, nos termos do art. 54 da Lei Federal n. 9.605, de 1998. Faz breve recensão acerca da literatura jurídica sobre o tema. Analisa jurisprudência no âmbito do Superior Tribunal de Justiça. Estuda diretrizes da Organização Mundial de Saúde - World Health Organization – WHO e recomendações da Norma Técnica NBR 10151, da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT sobre o assunto.
Artigo

Resultados 1-15 de 15