Lista por Autor


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-11 de 11

Pires, Maria Coeli Simões; Bitencourt Neto, Eurico; Guimarães, Dayana Alves (2022)
Sumário de livro


Bitencourt Neto, Eurico (10-2010)
Apresenta uma breve explicação sobre procedimentalização da administração pública e sobre o princípio do devido procedimento equitativo. Contém um estudo comparado sobre a procedimentalização da administração pública no Direito da França, Espanha, Áustria, Alemanha, Itália e Portugal.
Artigo

Bitencourt Neto, Eurico (2009)
Sumário de livro


Bitencourt Neto, Eurico (2010)
Sumário de livro

Bitencourt Neto, Eurico (04-2004)
Versa sobre a ideia de "direito administrativo vivo" e homenageia o professor Paulo Neves de Carvalho.
Artigo

Bitencourt Neto, Eurico (01-2009)
Discorre sobre o direito administrativo como direito formal do Estado, consolidado no princípio da legalidade da atividade Estatal, classificando-o como verdadeiro direito especial da Administração. Aborda ainda, pela crescente necessidade de interação entre os povos, a necessidade de transnacionalização da disciplina reguladora da atividade Estatal em estreita relação com Estados estrangeiros cujo objeto do interesse compartilhado seja comum.
Artigo

Bitencourt Neto, Eurico (20-06-2013)
O tema da palestra é controle de preços nas licitações e contratações públicas: entre o mercado e o interesse público. Para o palestrante, um dos temas mais difíceis por várias razões, entre elas: dificuldade de se captar preço compatível com o mercado e dificuldade que a Administração Pública tem de se aparelhar adequadamente para conseguir fazer uma pesquisa de mercado e definir parâmetros de preços para as contratações públicas. Dentre os principais óbices que levam a Administração Pública a ter tantos problemas com a definição de um parâmetro de preço estão: o déficit de procedimentalização da atividade administrativa do Estado. A normatização de processos internos preparatórios da licitação é um dado muito importante para a Administração Pública se organizar e cumprir as tarefas relativas a definição e posterior controle da administração. Outro óbice, é a falta de profissionalização dos servidores envolvidos no procedimento licitatório, exigido cada vez mais da licitação. É ressaltado ainda, fragilidades da Administração Pública no que se refere a contratação e licitações públicas, destacando que nos apegamos ao excesso de formalismo e burocracia que confunde e dificulta a atuação, sendo que as normas relativas as contratações públicas não podem estar desvinculadas da realidade.
Palestra



Resultados 1-11 de 11