A BDJur é um repositório mantido pelo Superior Tribunal de
Justiça (STJ), que possibilita acesso a diversos conteúdos da área
jurídica, disponíveis nas coleções: Atos Administrativos, Banco de Saberes, Doutrina e
Repositório Institucional.
Identifica quais os aspectos da metodologia BSC podem contribuir para o aumento do nível de efetividade do plano estratégico do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Para tanto, foi executado uma pesquisa básica, exploratória, utilizando o método hipotético-dedutivo e uma abordagem qualitativa, com base num levantamento bibliográfico e documental. Analisa que o STJ traça seus objetivos estratégicos visando agregar valor futuro às suas atividades e que a relação de causa e efeito estabelecida entre esses objetivos nas três perspectivas definidas provoca um direcionamento das ações para a prestação de um serviço de qualidade à sociedade. Segue que as metas estabelecidas e os indicadores de avaliação tornam o processo de planejamento contínuo, facilitando o acompanhamento dos resultados e propiciando a correção de rumos. Dessa forma, ficam amarradas todas as atividades ligadas aos objetivos estratégicos, aumentando as chances de êxito, em consonância com o que preconiza a metodologia BSC.
Miranda, Maressa da Silva; Fløistrup, Camilla R. Braz Silva (2012)
Discute a concretização dos direitos dos povos quilombolas no Brasil. Aborda a ratificação pelo governo brasileiro da Convenção n. 169 sobre povos indígenas e tribais da Organização Internacional do Trabalho e a criação de políticas públicas com o objetivo de efetivar os direitos desses povos. Trata da importância da Constituição de 1988 no fortalecimento do movimento quilombola, tornando-o mais consciente de seus direitos e das obrigações do Estado em relação a essas comunidades.
Pingoello, Ivone; Horiguela, Maria de Lourdes Morales (07-2010)
Expõe os resultados de uma pesquisa sobre o comportamento adotado pelo aluno vítima de bullying em sala de aula, além de assinalar que os educadores têm uma boa percepção dos conflitos e das exclusões existentes em sala de aula, porém não relacionam esses problemas ao bullying e não possuem uma orientação adequada para solucionar os conflitos.