Gestão Estratégica - Lista por Data do documento


Ir para
Resultados 1-20 de 76  Próximo >

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Assessoria de Gestão Estratégica (AGE); Coordenadoria de Planejamento Estratégico (CPES) (12-2022)
Descreve as práticas para elaboração e gestão de projetos no âmbito do STJ.
Guia

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Encontro de Gestores de Projetos (8. : 2022 : Brasília, DF); Ferreira Rocha, Kelson; Sant'Ana, Paula Ramalho Nóbrega (04-05-2022)
Evento realizado para gestores de projeto do Superior Tribunal de Justiça.
Palestra

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ) (2022)
Apresenta a metodologia de gestão de risco adotada pelo Superior Tribunal de Justiça para gerenciar as ameaças, de modo a mantê-las em níveis aceitáveis, e aproveitar as oportunidades. Objetiva alcançar cada vez mais a excelência na prestação de serviços públicos de qualidade aos jurisdicionados com celeridade e transparência.
Guia

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Secretaria de Gestão Estratégica (SGE); Coordenadoria de Planejamento Estratégico (CPES) (2022)
Detalha a metodologia utilizada no alinhamento estratégico do STJ, desde a construção de instrumentos, monitoramento dos resultados e a tomada de decisões.
Guia

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Coordenadoria de TV e Rádio (CRTV) (2021)
Vídeo institucional que apresenta os principais desafios da corte para os próximos anos, descritos no Plano Estratégico 2021-2026. O plano para o período 2021-2026, alinhado às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e elaborado com a colaboração de ministros e servidores, é um instrumento para levar a corte a cumprir sua missão constitucional com uma prestação jurisdicional ágil, moderna, preventiva e cidadã, pautada em valores institucionais como comprometimento, transparência, ética, aprendizagem contínua e sustentabilidade.
Vídeo

Faria, Ana Cláudia de Almeida Abreu; Lopes, Daniel de Godoy; Borges, Elaine Nóbrega; Moura, Luiz Otávio Borges de (02-2020)
Na grande maioria das empresas, o fracasso das suas estratégias ocorre por falha numa comunicação que engaje plenamente todas as partes interessadas. Assim, delinear e divulgar a estratégia da organização ao seu corpo funcional não basta, é imprescindível que ela seja compreendida, gerando comprometimento para o cumprimento da missão e o alcance da visão de futuro. Com esse foco, foi proposto, aprovado e incluído no portfólio estratégico do Superior Tribunal de Justiça (STJ) o projeto Alinhamento STJ 2020. A iniciativa tem como objetivo desdobrar o planejamento institucional para as suas diversas áreas, por meio de metodologia específica desenvolvida no próprio Tribunal, voltada à identificação de objetivos, indicadores e iniciativas setoriais, alinhados aos estratégicos, de forma que cada unidade possa visualizar mais claramente sua contribuição e atuar com foco nos resultados que a organização almeja alcançar. A prática trouxe importantes benefícios, como a concretização de uma cultura de gestão por resultados, o levantamento de dados objetivos e concretos sobre o desempenho das unidades alinhadas, facilitando a tomada de decisões administrativas tático-operacionais e a interação entre unidades em busca de soluções inovadoras para superar desafios identificados.
Artigo de revista

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Seção de Aprimoramento de Competências Administrativas (SACAD); Araújo, Rogério Cysne (02-08-2019)
Trata-se de material didático utilizado na ação educacional "MS Project", realizado para gestores de projetos estratégicos do STJ, conforme lista disponível na Intranet > Mais links > Gestão estratégica > Projetos. No entanto, poderá ser aberta para demais interessados. Esta ação tem como objetivo habilitar gestores de iniciativas estratégicas do STJ e demais servidores interessados em gerenciamento de projetos no uso das principais funcionalidades da ferramenta Microsoft Project para o planejamento e o controle do escopo. A ação abordou os seguintes assuntos: 1. Conceitos básicos de Gerenciamento de Projetos 2. Ambiente Microsoft Project 3. Configuração do Project Professional 4. Configurações do projeto 5. Tarefa resumo 6. Tarefas e subtarefas 7. Programação automática e manual 8. Estimativas de tempo 9. Dependências das atividades 10. Farol do tempo 11. Atualização do progresso 12. Ocultando e reexibindo colunas 13. Linha de base
Outros

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Encontro de Gestores de Projetos (7. : 2019 : Brasília, DF); Vitorino, Leo (10-05-2019)
Evento realizado para gestores de projeto do Superior Tribunal de Justiça com o fim de alcançar um ambiente de mais colaboração, comunicação e aprendizado no âmbito dos projetos do STJ. A ação apresentou aos gestores e integrantes de equipe de projetos, de forma prática e interativa, um modelo criado pelo prof. Peter Senge que reforça que o principal diferencial competitivo de uma organização é a capacidade que ela e as pessoas que a compõem têm de aprender.
Palestra

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Castro, Wilmar Barros de (09-2018)
Slides da palestra ministrada para servidores da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e da Escola Corporativa do STJ (ECORP) elucidativa acerca do tema gestão de riscos que tratou de tópicos como elaboração de plano de riscos, adotação e incorporação de controles, acompanhamento da efetividade dos controles de riscos e implementação de melhorias no ambiente das unidades alvo da ação.
Palestra

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Assessoria de Gestão Estratégica (AGE) (09-2018)
O Plano STJ 2020 foi concebido com o propósito de ajudar o STJ a bem cumprir sua missão institucional e a alcançar resultados cada vez melhores, com o intuito de responder aos anseios da sociedade por uma justiça célere e efetiva.
Plano estratégico

Faria, Ana Cláudia de Almeida Abreu; Lopes, Daniel de Godoy; Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG) (08-2018)
Texto descritivo sobre a prática de Alinhamento Estratégico no STJ, o qual é coordenado pela Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG). Essa prática é desenvolvida através de metodologia específica de alinhamento, permitindo o levantamento de dados objetivos e concretos sobre o desempenho das unidades alinhadas e a tomada de decisões administrativas seguras, culminando na melhoria dos processos de trabalho com impacto na estratégia institucional. A prática incentiva, ainda, a interação entre as unidades em busca de soluções para a superação de desafios identificados e encoraja gestores e servidores na busca de novos indicadores e formas inovadoras de mediação.
Artigo

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Secretaria Judiciária (SJD) (12-07-2018)
Texto descritivo da prática de treinamento Interno da Coordenadoria de Atendimento e Protocolo Judicial - CATJ. Esse programa de treinamento interno foi idealizado para a compreensão de métodos de trabalho e sistemas utilizados na execução de atividades no âmbito da Coordenadoria de Atendimento e Protocolo Judicial (CATJ) do STJ. Todo o conteúdo das aulas (tanto em formato audiovisual, quanto em texto) é produzido e editado pela equipe da CATJ.
Apostila

Bezerra, Angelo Giovane Araújo; Campelo, Raquel do Vale Almeida; Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG) (07-2018)
Este é um documento que descreve a prática do Portal de Macroprocessos do STJ. Esse portal é o repositório dos processos de trabalho do Tribunal já mapeados e modelados pela Coordenadoria de Gestão de Processos de Trabalho (CGEP), e foi criado para que o público do STJ conheça os processos de trabalho operados pelas unidades. O portal tem como objetivo disseminar a cultura da gestão de processos de trabalho no STJ, por meio de dicas, vídeos e textos relacionados ao tema, além de contribuir para divulgar os trabalhos da CGEP e facilitar a comunicação das unidades com a equipe.
Relatório

Moreira, Eliane de Souza; Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG) (07-2018)
Este é um texto descritivo da prática de publicação do Boletim Estratégia em Ação do STJ. Esse boletim contém as principais ações desenvolvidas a cada semana pela Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica e suas unidades subordinadas e tem como objetivo disseminar o conhecimento a todos os colaboradores da Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica - AMG e propiciar o acompanhamento das atividades desenvolvidas em sua unidades e nas demais unidades da AMG, além de contribuir para a promoção da integração dos servidores e para o bom clima organizacional da unidade.
Relatório

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Encontro de Gestores de Projetos (6. : 2018 : Brasília, DF); Minutti, Marcelo (20-06-2018)
O evento teve por objetivo desenvolver nos participantes a competência de: analisar oportunidades de aprimoramento em projetos do STJ por meio da abordagem de Inovação e Melhoria Contínua. A palestra abordou os seguintes temas: Forças disruptivas e a transformação digital nas organizações; Fundamentos de inovação e melhoria contínua; Organizações inovadoras: criatividade, agilidade e desempenho; Inovação como elemento para impulsionar a melhoria contínua; Cultura de inovação: mudando o mindset organizacional; Desempenho ou inovação: o dilema das organizações do futuro; Ciclo de Inovação: explorar, sintetizar, criar e experimentar; Técnicas e ferramentas de inovação e melhoria contínua; Gestão da mudança: cultura, resistências e oportunidades; A importância da prototipação em projetos de inovação e melhoria contínua; Competências disruptivas: as habilidades essenciais das organizações inovadoras; Casos práticos de aplicação de inovação e melhoria contínua nas organizações.
Palestra

Amorim, Adriano Cesar Ferreira; Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ) (11-05-2018)
Trata-se de slides utilizados na ação educacional Governança Corporativa, realizado para Servidores da Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG), da Secretaria de Auditoria Interna (AUD), da Secretaria de Administração (SAD), da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), com o fim de capacitar os servidores do STJ a reconhecer os princípios, os mecanismos e as práticas de Governança aplicáveis ao setor público e os modelos, princípios e diretrizes de gestão para apoiar o Tribunal na concepção de estruturas e colocar em prática processos de gerenciamento de riscos, controle e governança, segundo o Referencial Básico de governança do TCU, a Instrução Normativa Conjunta MP/CGU n. 01/2016, os modelos COSO e as normas técnicas da série ABNT NBR ISO 3100. A ação abordou os seguintes assuntos: 1. Governança corporativa; 1.1. Origem da governança e Teoria da Agência; 1.2. Conceitos e importância da governança nas organizações; 2. Governança no setor público; 2.1. Teoria da Agência no setor público; 2.2. Conceitos; 2.3. Importância da governança nas organizações públicas e seu papel na geração de valor público; 2.4. Princípios e diretrizes para uma boa governança; 2.5. Perspectivas de observação; 3. Governança e gestão 3.1. Sistema de governança no setor público: instâncias e responsabilidades; 3.2. Funções da governança e da gestão; 3.3. Como a governança e a gestão se relacionam para o alcance de resultados institucionais; 4. Política de Governança da Administração Pública Federal (Decreto nº 9.203/2017); 4.1. Princípios e diretrizes; 4.2. Mecanismos; 4.3. Instâncias de governança e respectivas responsabilidades; 4.4. Sistema de gestão de riscos; 4.5. Programa de integridade; 5. Sistema de governança institucional do STJ; 5.1. Princípios; 5.2. Instâncias internas e externas de governança e gestão e respectivas responsabilidades; 5.3. Mecanismos de governança: Liderança, Estratégia e Controle; 5.4. Componentes de governança e práticas relacionadas; 5.5. Estágio de implementação; 6. Avaliação do estágio de capacidade de governança e gestão das organizações públicas (Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública do TCU – 2017); 6.1. Objetivos; 6.2. Estrutura do levantamento; 6.3. Perfis de análise, índices e estágios de capacidade; 6.4. Práticas e resultados da avaliação dos perfis de governança e gestão das organizações públicas (perfil de governança pública, de governança e gestão de pessoas, de governança e gestão de TI, de governança e gestão de contratações); 6.5. Resultados gerais do levantamento; 7. Estratégias para induzir o aperfeiçoamento do estágio de capacidade do STJ em governança e gestão; 7.1. Avaliação do nível de adoção pelo STJ das práticas que compõem os perfis de governança e gestão; 7.2. Identificação de ações que podem ser adotadas pelo STJ para aperfeiçoar os perfis de governança e gestão.
Apresentação

Pereira, Wadson Sampaio; Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ) (07-08-2017)
Trata-se de slides utilizados na ação educacional "Governança Institucional", realizado para os servidores da Secretaria de Auditoria Interna (AUD) , com o objetivo de apresentar aos auditores desta Corte os principais conceitos e abordagens utilizadas para a avaliação da Governança, abordando seus principais elementos, para que esses servidores possam utilizá-los na realidade do STJ. A ação abordou os seguintes temas: 1.Visão geral da Governança Corporativa; 2.Principais elementos da Governança Corporativa; 3.Lei Sarbanes-Oxley; 4.O tripé da governança pelo TCU e o contexto no Judiciário; 5.Especificidades da Governança Corporativa: Equidade, Transparência e Accountability (prestação de contas X responsabilização); 6.Relações práticas com a Resolução STJ/GP n. 19/2016, que estabelece o sistema de governança institucional do Superior Tribunal de Justiça; 7.Diretrizes e níveis de análise sobre Governança Corporativa segundo o TCU; 8. Relação prática entre a definição de uma efetiva governança corporativa e o estabelecimento de diretrizes; 9. Mecanismos de governança e seus componentes; 10.Utilização no âmbito do STJ dos mecanismos de liderança, estratégia e controle associadas às práticas de governança; 11.Práticas de Governança Corporativa.
Apresentação

Pereira, Wadson Sampaio; Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ) (07-08-2017)
Trata-se de slides utilizados na ação educacional "Governança Institucional", realizado para os servidores da Secretaria de Auditoria Interna (AUD) , com o objetivo de apresentar aos auditores desta Corte os principais conceitos e abordagens utilizadas para a avaliação da Governança, abordando seus principais elementos, para que esses servidores possam utilizá-los na realidade do STJ. A ação abordou os seguintes temas: 1.Visão geral da Governança Corporativa; 2.Principais elementos da Governança Corporativa; 3.Lei Sarbanes-Oxley; 4.O tripé da governança pelo TCU e o contexto no Judiciário; 5.Especificidades da Governança Corporativa: Equidade, Transparência e Accountability (prestação de contas X responsabilização); 6.Relações práticas com a Resolução STJ/GP n. 19/2016, que estabelece o sistema de governança institucional do Superior Tribunal de Justiça; 7.Diretrizes e níveis de análise sobre Governança Corporativa segundo o TCU; 8. Relação prática entre a definição de uma efetiva governança corporativa e o estabelecimento de diretrizes; 9. Mecanismos de governança e seus componentes; 10.Utilização no âmbito do STJ dos mecanismos de liderança, estratégia e controle associadas às práticas de governança; 11.Práticas de Governança Corporativa.
Apresentação

Pereira, Wadson Sampaio; Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ) (07-08-2017)
Trata-se de slides utilizados na ação educacional "Governança Institucional", realizado para os servidores da Secretaria de Auditoria Interna (AUD) , com o objetivo de apresentar aos auditores desta Corte os principais conceitos e abordagens utilizadas para a avaliação da Governança, abordando seus principais elementos, para que esses servidores possam utilizá-los na realidade do STJ. A ação abordou os seguintes temas: 1.Visão geral da Governança Corporativa; 2.Principais elementos da Governança Corporativa; 3.Lei Sarbanes-Oxley; 4.O tripé da governança pelo TCU e o contexto no Judiciário; 5.Especificidades da Governança Corporativa: Equidade, Transparência e Accountability (prestação de contas X responsabilização); 6.Relações práticas com a Resolução STJ/GP n. 19/2016, que estabelece o sistema de governança institucional do Superior Tribunal de Justiça; 7.Diretrizes e níveis de análise sobre Governança Corporativa segundo o TCU; 8. Relação prática entre a definição de uma efetiva governança corporativa e o estabelecimento de diretrizes; 9. Mecanismos de governança e seus componentes; 10.Utilização no âmbito do STJ dos mecanismos de liderança, estratégia e controle associadas às práticas de governança; 11.Práticas de Governança Corporativa.
Apresentação

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (AMG) (30-06-2017)
Trata-se de recurso educacional aberto (REA) sobre o tema "Gerenciamento de Stakeholders".
Outros

Resultados 1-20 de 76  Próximo >