TítuloOrganisação judiciaria: estudo de legislação comparada
Autor(es)Galvão, Enéas de Arrochellas
Data de publicação1896
ResumoEscrita numa época em que estava acesa a idéia de reforma judiciária, a obra faz um estudo de legislação comparada que confronta a instituição judiciária brasileira com as de outros povos, expondo as regras por eles adotadas para acatá-las ou repeli-las. Com o intuito de chamar a atenção do legislador brasileiro para os problemas da organização judiciária, o autor aborda temas como a capacidade judiciária e a independência da magistratura, defende as pretorias e os tribunais de polícia e combate as juntas correicionais e o tribunal do júri, tratando ainda dos tribunais de apelação, da justiça coletiva e do Ministério Público.
NotasEnéas de Arrochellas Galvão nasceu em 20 de março de 1863 em São José do Norte, na província do Rio Grande do Sul. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Paulo, recebendo o grau de Bacharel em 1886. No mesmo ano, iniciou sua carreira na magistratura como Promotor Público da comarca de Barra Mansa. Exerceu os cargos de Juiz Substituto, Pretor, Juiz do Tribunal Civil e Criminal, Desembargador da Corte de Apelação, Chefe de Polícia do Distrito Federal e Ministro do Supremo Tribunal Federal, função para a qual foi nomeado em 1912. Faleceu em 24 de novembro de 1916, na cidade de Teresópolis, sendo sepultado no Cemitério São João batista (RJ).
AssuntosPoder judiciário
Organização judiciária
Reforma judiciária
Administração da justiça
EditoraOfficina de Obras do Jornal do Brasil
FonteGALVÃO, Enéas de Arrochellas. Organisação judiciária: estudo de legislação comparada (sic). BDJur, Brasília, DF, 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/18087>.
GALVÃO, Enéas de Arrochellas. Organisação judiciária: estudo de legislação comparada (sic). Rio de Janeiro: Officina da Obras do Jornal do Brasil, 1896.
TipoLivro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18087
Aparece nas coleções: