TítuloA nova exegese dos contratos de adesão após o advento do código de defesa do consumidor
Autor(es)Schneider, Luiz Miguel
Data de publicação11-2006
ResumoTrata da origem e evolução das relações contratuais numa sociedade de consumo. Relaciona as principais características dos contratos de adesão e a nova hermenêutica dada a esses, em consonância ao princípio da boa-fé objetiva e o Código de Defesa do Consumidor, além da relativização da força obrigatória dos contratos. Conclui sobre a importância dos contratos de adesão na modernidade, bem como a necessidade de instrumentos para regulá-los.
The present article indicates first the origin and evolution of contractual relations in a society of consumerism. After, it gives the main characteristics of adhesion contracts and the new hermeneutics given to these, according to the principles of objective good-faith and the Consumer’s Defense Code.
AssuntosContrato de adesão, Brasil
Proteção e defesa do consumidor, Brasil
Boa-fé, Brasil
FonteSCHNEIDER, Luiz Miguel. A nova exegese dos contratos de adesão após o advento do código de defesa do consumidor. Revista eletrônica do Curso de Direito da UFSM, Santa Maria, v. 1, n. 3, p. 37-43, nov. 2006. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/18215>. Acesso em: 30 out. 2008.
TipoArtigo
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