TítuloCrise energética : tutela antecipatória; pedido para suspender preceitos legais que prevêem o corte do fornecimento de energia elétrica e a cobrança de sobretaxas; normas inconstitucionais; serviço público de natureza essencial
Autor(es)Dias, Jefferson Aparecido
Data de publicação09-2001
ResumoExplica que, em 27.05.1998, através da Lei 9.648/98, ficou definido que todas as estatais do setor elétrico deveriam ser cedidas e vendidas à iniciativa privada, com isso, o governo desejava aumentar a oferta de energia elétrica e uma diminuição no preço das tarifas, todo o setor sendo controlado pela ANEEL, agência reguladora. Passados três anos, tudo deu errado, especialistas afirmam que a falta de planejamento aliado aos equívocos cometidos durante a privatização do setor e a ausência de investimentos, públicos e privados, levando o Brasil à maior crise energética das ultimas décadas.
NotasACESSO RESTRITO: em respeito à Lei de Direitos Autorais, trata-se de documento de uso interno do STJ.
AssuntosProteção ao consumidor, Brasil
Crise energética, Brasil
Energia elétrica, racionamento, aspectos constitucionais, parecer, Brasil
Tutela antecipada, Brasil
FonteDIAS, Jefferson Aparecido. Crise energética: tutela antecipatória; pedido para suspender preceitos legais que prevêem o corte do fornecimento de energia elétrica e a cobrança de sobretaxas; normas inconstitucionais; serviço público de natureza essencial. Revista de Direito do Consumidor, n. 39, p. 181-198, jul./set. 2001.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/38197
Arquivo TamanhoFormato 
Crise Energética.pdf127.87 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: