TítuloO novo ensino jurídico
Autor(es)Fux, Luiz
Data de publicação2000
ResumoTrata da crise do ensino jurídico e do próprio mundo jurídico. Critica a prática diuturna de o estudante pensar o direito como um conjunto de preceitos, tornando-o prisioneiro do tecnicismo e sujeito passivo de constatações, ao invés de atuante indagador. Assinala que o terceiro milênio reclama uma opção translúcida sobre a proposta universitária no campo do direito. Apresenta uma visão sintética da proposta inserida na Portaria 1886 de 1994 do Ministério da Educação, Cultura e Desporto, abordando a formação critíco-reflexiva, profissionalizante e prática. Propõe a integração da universidade com a comunidade - emprestando função social ao conhecimento produzido - e um novo projeto pedagógico que transponha a dogmática tradicional de feição burocrata.
NotasTexto da Conferência realizada na Faculdade de Direito Cândido Mendes - Centro em 07.01.99 por ocasião da Semana Jurídica promovida pelo Diretório Acadêmico.
AssuntosEnsino jurídico, Brasil
Direito, ciência
Formação jurídica
Ensino superior
EditoraEMERJ
FonteRevista da EMERJ, Rio de Janeiro, v. 3, n. 9, p. 174-179, 2000.
TipoArtigo de revista
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/847
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