TítuloHermenêutica e Direito: a hermenêutica de Heidegger na (re)fundamentação do pensamento jurídico
Autor(es)Mello, Cleyson de Moraes
Data de publicação2006
ResumoEsta obra foi levada a efeito mediante a interlocução com o pensamento de Heidegger, que e guiado pela fenomenologia hermenêutica e procura investigar o sentido do ser, através das estruturas do ser-aí, pautado nos teoremas da diferença ontológica (analítica existencial) e do círculo hermenêutico. Sob essa perspectiva, os principais resultados da investigação indicaram uma contribuição para a construção de uma cultura jurídica a partir do suporte teórico da filosofia hermenêutica de Heidegger. Ao final, apresentam-se considerações e sugestões, tendo em vista que a hermenêutica alimentada pela ontologia fundamental torna possível compreender-nos como ser-no-mundo a partir de e na estrutura prévia de sentido.
NotasDivulgação dos SUMÁRIOS das obras recentemente incorporadas ao acervo da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva do STJ. Em respeito à lei de Direitos Autorais, não disponibilizamos a obra na íntegra. Localização: 340.132 M527h Código de barras: STJ00065681
AssuntosFilosofia do Direito
Hermenêutica
Heidegger
EditoraFreitas Bastos
FonteMELLO, Cleyson de Moraes. Hermenêutica e direito: a hermenêutica de Heidegger na (re)fundamentação do pensamento jurídico. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2006. 226 p.
TipoSumário de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/8549
Arquivo TamanhoFormato 
Hermenêutica_e_Direito.pdf19.56 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: