TítuloPrisão Civil como Técnicas de Efetivação das Decisões Judiciais
Autor(es)Mota, Lise Nery
Data de publicação2007
ResumoO presente trabalho se propôs a examinar a prisão civil como meio coercitivo de ordens judiciais, legitimada pelo § 5 o do art. 461 do Código de Processo Civil. Os capítulos abrangem aspectos relacionados ao direito constitucional, à efetividade dos provimentos jurisdicionais, à garantia do amplo acesso à justiça e às hipóteses de prisão civil como técnica de efetivação da tutela específica. Examina, ainda, a questão constitucional da aplicação do instituto fora do rol previsto na Constituição Federal e sua adequação ao Pacto de São José da Costa Rica. Defende-se, portanto, a aplicabilidade específica da prisão civil para as hipóteses de decisões que tutelam direitos não patrimoniais, desde que realizado um juízo de proporcionalidade entre os bens jurídicos envolvidos.
NotasDivulgação dos SUMÁRIOS das obras recentemente incorporadas ao acervo da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva do STJ. Em respeito à lei de Direitos Autorais, não disponibilizamos a obra na íntegra. Localização: 347.9529(81) M917p Código de barras: STJ00066790
AssuntosPrisão civil
Prisão civil, Brasil
Prisão civil, história, Brasil
Decisão judicial, Brasil
EditoraLumen Juris
FonteMOTA, Lise Nery. Prisão civil como técnica de efetivação das decisões judiciais. Rio de Janeiro : Lumen Juris , 2007. 241 p.
TipoSumário de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/8916
Aparece nas coleções: