Lista por Assunto


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-20 de 149  Próximo >



Rosenberg, Hillary; Kaufmann, Adam S.; Plochocki, Tara J. (2014)
Artigo de revista

Hodges, Christopher; Steinholtz, Ruth; Salles, Alexandre Aroeira (2020)
Analisa a aplicação isolada da teoria da dissuasão na solução de problemas relacionados com o comportamento antiético nos negócios e nas empresas. Debate a adoção de uma cultura ética, que envolve uma mudança na abordagem regulatória, capaz de modificar a natureza da aplicação da lei punitiva e o envolvimento de empresas, seus diretores e colaboradores com essa cultura.
Artigo de revista

Laufer, William S. (2018)
Critica a justiça criminal corporativa nos Estados Unidos e lança dúvidas sobre a perspectiva convencional a respeito de como e quando a regulamentação é usada para policiar a criminalidade corporativa. Aborda os desafios que as corporações experimentam no desenvolvimento de programas de "compliance". Debate a ideia de “autenticidade corporativa” e conclui com certo otimismo sobre o futuro da regulamentação criminal das corporações.
Artigo de revista


León Alapont, José (2020)
Apresenta, dentro do contexto da responsabilidade penal de pessoas jurídicas introduzida no Código Penal espanhol em 2010, uma visão geral sobre os principais aspectos levantados pelas investigações internas corporativas, bem como os desafios e problemas que eles apresentam. Aborda ainda a introdução no Código Penal, em 2015, de um sistema de isenção baseado na existência de programas de compliance.
Artigo de revista

Almeida, Arnaldo Quirino de (2018)
Artigo de revista








Goena Vives, Beatriz (2021)
Questiona, no âmbito da responsabilidade penal, se as entidades colectivas têm o dever de colaboração ou o direito ao silêncio. Procura uma resposta a essa questão com base na jurisprudência europeia e comparada, na legislação vigente e na racionalidade do próprio sistema. Conclui que, embora a punição corporativa seja orientada para a colaboração, é necessário proteger as informações derivadas dos programas de compliance, caso contrário, pode ser gerado o efeito político criminalmente indesejável de desencorajar a autorregulação empresarial.
Artigo de revista





Resultados 1-20 de 149  Próximo >