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Direito, Carlos Alberto Menezes (07-1984)
Trata da educação no Brasil, na sua importância e através dela, como alcançar uma verdadeira independência. Menciona as deficiências no trabalho universitário e os pontos críticos. Denuncia o trabalho desenvolvido no setor universitário voltado exclusivamente para a sua expansão quantitativa; os Índices de crescimento numérico passaram a ser mais importantes do que a verdadeira demanda da qualidade, do aperfeiçoamento da infra-estrutura da universidade; e, a disparidade progressiva tanto da população em idade escolar versus a população na escola, como do estrangulamento da saída versus a ineficácia do ensino de segundo grau. Finaliza citando alguns pontos básicos que deveriam conter qualquer política séria desenvolvida com o intuito de resolver os problemas da educação no Brasil.
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Direito, Carlos Alberto Menezes (1981)
Trata da necessidade da reforma do ensino jurídico, no sentido de tornar possível o aperfeiçoamento do processo didático por meio da flexibilidade na composição curricular e a vitalidade do trabalho departamental. Comenta sobre as dificuldades da reforma universitária de 1968, e sugere algumas soluções para corrigir os problemas advindos da próxima reforma do ensino jurídico no país. Lembra o trabalho excepcional e pioneiro de dois grandes mestres - Alfredo Lamy Filho e Caio Tácito - na criação do CEPED - Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito. Conclui recomendando a sua reativação (CEPED) porque permitiria reagrupar um núcleo importante de professores voltados para uma firme e decidida ação pela melhoria da qualidade do ensino de direito.
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