Estuda os procedimentos e etapas dos serviços de alterações de ambientes físicos demandados no âmbito da Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura, do Superior Tribunal de Justiça. Seu objetivo foi, a partir da identificação dos procedimentos, das etapas, dos recursos materiais, tecnológicos e humanos envolvidos em todo o processo das atividades em estudo, identificar e definir critérios de apuração dos custos diretos e indiretos envolvidos no processo. A partir do estudo de caso tomando como referência serviços prestados pela área responsável, além de pesquisas bibliográficas e documentais foram coletados dados do Sistema informatizado de emissão de Ordem de Serviço, levantando-se as etapas desta atividade bem como verificando a importância da adoção de tal procedimento para a definição de prioridades em relação ao orçamento do Superior Tribunal de Justiça. O estudo mostra a importância de se criar mecanismos de apuração de custos das atividades desenvolvidas no âmbito da Superior Tribunal de Justiça, bem como âmbito do Poder Judiciário, de forma a medir o custo final da prestação jurisdicional, atividade fim do STJ e também como fornecedor de informações e dados que vão subsidiar as tomadas de decisões, o planejamento orçamentário, a otimização dos serviços, os desperdícios e retrabalhos e a criação de indicadores de desempenho para a gestão pública. Esta pesquisa, assim como outras existentes, mostra a importância da gestão de custos na Administração Pública como mecanismo de aprimoramento da gestão fiscal, da transparência das ações governamentais e do equilíbrio das contas públicas.