Lista por Assunto


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-17 de 17

Liberati, Wilson Donizeti (2009)
Sumário de livro

Botelho, Priscila Almeida Gonçalves (2022)
Artigo de revista

Mologni, Celina Kazuko Fujioka (2006)
Verifica o tratamento diferenciado do filho nascido e do processo judicial de adoção, em cuja sede se investigam as reais vantagens do adotando e os motivos legítimos dos adotantes. O procedimento viola o princípio da igualdade da filiação, pois na formação do vínculo paterno-filial, na filiação genética, não se exige qualquer outra formalidade, a não ser a confirmação da paternidade em ato pessoal, no assento de nascimento, no caso de filhos havidos fora do casamento e a certidão de casamento dos pais, para a prole havida no casamento. Investiga a possibilidade de se efetivar a igualdade constitucional da filiação na construção do título paterno-filial, com base na Lei 8.560, de 29 de dezembro de 1992, aplicando-se o reconhecimento da filiação sócio-afetiva da adoção fora do processo judicial da adoção.; The Federal Constitution of October 5, 1988 consecrated the equality of rights between the children from a relation of marriage or not, and the responsible paternity both from the father and from the mother's side, without any reference to the nature of the affiliation: if it is biological paternity or socio-affective paternity, including in this last category, the adoptive children. All children, despite the nature of the affiliation, prove their status with the birth registration. However, a differentiated treatment is noticed in the judicial adoption process, which investigates the advantages for the child to be adopted and the legitimate motives of those who are adopting. This procedure violates the principle of equality of affiliation, since in the formation of the parent-child bond in the genetic affiliation, no other formality is demanded, except the confirmation of the paternity in a personal act, at the moment of the registration of the birth, for children born outside the marriage, and the wedding certificate for children of married parents. This paper investigates the possibility of bringing into effect the constitutional principle of equality of affiliation in the construction of the designation parent-child, based in the Law 8560 of December 29, 1992, applying the recognition of the socio-affective affiliation of adoption out of the judicial adoption process.
Artigo de revista

Hapner, Paula Aranha (2017)
Artigo de revista


Rocha, Francisco Cesar Asfor (1992)
Comenta as inovações trazidas pela Constituição Federal de 1988, diretamente ligadas ao Direito de Família, mais precisamente à paternidade, analisando os privilégios e desconfortos impostos à mulher e ao marido, com relação aos filhos legítimos, ilegítimos e adotivos. Discute e esclarece as novas regras, afirmando que todos podem ser registrados, todos desfrutam do mesmo direito sucessório, todos são tratados igualmente - e apenas - como filhos. Cita comentários e acórdão da lavra do Min. Sálvio de Figueiredo, artigos do Código Civil, comentários do Sub Procurador da República, Prof. Osmar Brima, e outros.
Artigo de revista

Rocha, Francisco Cesar Asfor (1991)
Discorre sobre contestação da paternidade e comenta a preocupação do legislador em oferecer proteção à maternidade, tendo-a como instituição sagrada, protegendo a mulher casada do desconforto de ter contra si proposta uma ação que a tenha por suspeita de ter filho adulterino. Ressalta a igualdade entre o homem e a mulher, a lei que assegura à criança o direito à dignidade e ao respeito, comprovação da paternidade. Por fim, comenta a possibilidade do marido contestar a paternidade do filho de sua mulher, vez que a construção pretoriana que já se esboça, com respaldo constitucional, aproxima-se da realidade vivenciada.
Artigo de jornal


Neves, Claudia (2021)
Artigo de revista




Leite, Eduardo de Oliveira (2005)
Afirma que a questão da adoção por homossexuais, além de complexa é gravíssima, na medida que, da sua aceitação (ou não) está se decidindo o destino, o futuro, o bem-estar e a felicidade de crianças e de adultos, de seres humanos. É assunto ainda aberto, que está a exigir uma postura nitidamente científica capaz de resgatar, as causas, os mecanismos e os efeitos dos meios de ação, geradores de uma efetiva opinião pública compatível com as políticas públicas fixadas.
Capítulo de livro


Costa, Jamilly Steffane Liberato da; Castro, Izamara Dayse Cavalcante de; Melo, Felipe Victor Carvalho César e; Cavalcanti Júnior, Wellington Alves; Maia, Hérika Juliana Linhares (2015)
Artigo de revista

Lopes, Rénan Kfuri (2007)
Artigo de revista

Veronese, Josiane Rose Petry; Oliveira, Luciene Cássia Polixarpo (2005)
Aborda como a adoção de crianças e adolescentes é tratada no novo Código civil brasileiro, destacando as principais mudanças jurídicas ocorridas no contexto no qual a família está inserida, e como o instituto da adoção é apresentado sob a perspectiva do Estatuto da Criança e do Adolescente e do novo Código civil.
Capítulo de livro

Resultados 1-17 de 17