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Chaer, Márcio (08-2007)
Trata do entendimento entre a magistratura e a imprensa, comparando as queixas das profissões de juiz e de jornalista. Afirma que algumas características da pessoa, e não do profissional, influenciam o exercício da função. Descreve situações onde opiniões contrárias às autoridades não são bem vindas e ignoradas. Sugere a maior interação entre o Judiciário e a imprensa.
Artigo

Romano, Roberto (06-2008)
Discute os embates entre Ministério Público e imprensa no Brasil, analisando o problema do segredo, no Estado e na sociedade civil, contraponto a prática do sigilo à transparência nos assuntos coletivos, alvo dos promotores de Justiça e da imprensa. Apresenta algumas reflexões sobre a filosofia de Platão e suas propostas para aumentar a competência do Estado na correção das ordens políticas e civis.
Artigo

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (1996)
Trata das relações entre o poder judiciário e a imprensa no Brasil, destacando diversos pontos de vista sobre essa relação.
Artigo de revista

Mota, Maria José Mendonça da (2010)
Apresenta a origem e os conceitos de direitos fundamentais, a distinção desses com as garantias constitucionais, as cinco dimensões dos direitos fundamentais e seus sujeitos. Discorre sobre o direito à intimidade, traçando a diferença entre a privacidade e a intimidade.
Artigo

Teixeira, Sálvio de Figueiredo (1995)
Discorre sobre as relações do Poder Judiciário e Imprensa, sua importância no contexto político-social. Comenta a visível identificação, ambos representam valores democráticos, refletidos especialmente na liberdade de manifestação e nas garantias da cidadania. Aborda as restrições dos regimes totalitários, a busca do aprimoramento e suas principais deficiências. Ressalta o descontentamento do Judiciário com o noticiário da Imprensa, pelo desconhecimento de noções elementares por quem dá a notícia, pela carência de boas entrevistas com pessoas qualificadas do Judiciário e pelo descaso. Afirma que o Judiciário também contribui marcadamente para esse quadro, não se equipando devidamente com assessorias eficientes, não se utilizando de marketing e da mídia.
Artigo de revista

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