Lista por Assunto


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-3 de 3

Ribeiro, Antônio de Pádua (1990)
Descreve o Plano Diretor de Informática do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde a sua elaboração. Menciona os objetivos e as preocupações de ordem institucional e operacional. Afirma que este Plano Diretor dá uma dimensão significativa à informática no STJ e na Justiça Federal, com grandes reflexos na Justiça de todo o país. Enfatiza a informática como um instrumento de modernização da Justiça por tornar transparente a gestão administrativa e financeira, reduzir substancialmente os custos da administração, além de ser um meio eficaz para tornar eficiente o exercício da jurisdição. Expõe sinteticamente os vários sistemas já em operação, ressaltando os objetivos de cada um e tecendo comentários sobre os benefícios que trouxeram. Examina, também, os sistemas em fase de implantação. Finaliza apresentando perguntas e considerações de alguns dos presentes neste "Primeiro Encontro de Presidentes de Tribunais".
Palestra

Ribeiro, Antônio de Pádua (22-06-2001)
Expõe a situação da Área de tecnologia no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Descreve a complexidade do fluxo de trabalho judiciário e lista relevantes tópicos no processo de modernização tecnológica. Apresenta os serviços, facilidades e benefícios advindos desse processo no contexto do STJ, destacando o serviço push, a racionalização e economia de papel, a melhoria na comunicação externa e interna, a integração e expansão dos serviços e o aumento de produtividade. Enumera os benefícios diretos ao cidadão e faz um prognóstico dos serviços e benefícios resultantes da expansão desses serviços.
Outros

Ribeiro, Antônio de Pádua (26-06-2001)
Apresenta o processo de automação dos procedimentos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) a fim de dar celeridade aos serviços e atender à demanda da sociedade brasileira. Destaca que a evolução do Poder Judiciário na direção do que almeja a sociedade exige hoje uma modernização contínua e racional, sendo a automação e o uso de tecnologia premissas básicas para tornar mais eficiente a justiça brasileira. Comenta o processo de modernização tecnológica iniciado em 1994 e que em 1999 alcançou excelentes resultados, com inegáveis benefícios. Enfatiza que esse processo tornou-se irreversível e que todas as atividades do STJ estão atualmente integradas e fazendo uso da informática no seu dia-a-dia. Revela, também, que o objetivo norteador da sua administração à frente da Presidência do STJ foi democratizar o acesso do cidadão à justiça, levando mais facilmente as decisões ao encontro das pessoas, diminuindo prazos de publicação dos processos, minimizando fases burocráticas dos andamentos processuais, dentre outros.
Artigo de revista

Resultados 1-3 de 3