A BDJur é um repositório mantido pelo Superior Tribunal de
Justiça (STJ), que possibilita acesso a diversos conteúdos da área
jurídica, disponíveis nas coleções: Atos Administrativos, Banco de Saberes, Doutrina e
Repositório Institucional.
Questiona o futuro dos advogados e dos escritórios de advocacia à luz das mudanças que a inteligência artificial já está trazendo para o universo dos serviços jurídicos.
Apresenta algumas reivindicações da indústria corporativa e de tecnologia que cercam regularmente o conceito de inteligência urbana. Descreve cincos supostos “futuros de cidades inteligentes” como: imaginário sociotécnico, espaço de brincadeira corporativa, zona tecnológica militarizada, cidade ciborgue e por fim como superfície adversária. Apresenta questionamentos sobre o futuro do ritmo urbano na ‘era da cidade inteligente’.
Analisa as críticas que a Justiça Federal é alvo, principalmente no âmbito de reduzir ou ampliar a sua competência. Segundo o autor, a justiça nem sempre tem merecido atenção dos poderes públicos que deveria merecer. Aborda a necessidade de implantar novas tecnologias e desburocratizar o Poder Judiciário para se obter uma maior eficiência. Propõe algumas medidas que poderiam ser discutidas na revisão constitucional, destacando entre elas a que da força vinculante as súmulas dos tribunais federais.