A BDJur é um repositório mantido pelo Superior Tribunal de
Justiça (STJ), que possibilita acesso a diversos conteúdos da área
jurídica, disponíveis nas coleções: Atos Administrativos, Banco de Saberes, Doutrina e
Repositório Institucional.
Apresenta como objetivo a possibilidade de se falar e escrever sobre a obra de arte sem retirar a liberdade do leitor interpretá-la ao seu modo. Discorre sobre a História da Arte, o comportamento de alguns historiadores no ofício da escrita sobre arte de forma inovadora, e a recepção que tiveram em função disso. Em seguida, foram feitas referências a diversos autores cujo objeto de estudo se aproxima do tema proposto. Comenta sobre autonomia; legitimidade; relação da arte com outros campos de conhecimento; os campos específicos de ocorrência do texto e da obra de arte contemporânea; a literatura crítica; o conceito de arte contemporânea e as novas possibilidades da arte.
Obra doada por artista participante da "1ª Exposição Nacional de Artes Plásticas da Academia Latino-Americana de Artes", realizada no Espaço Cultural, no período de 04/12/2018 a 15/02/2019.
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Assessoria de Cerimonial e Eventos (26-11-2024)
Esse número é dedicado ao Quadro "Bumba-meu-boi de Seu Teodoro em Sobradinho - I", do artista Fransoufer, doado ao STJ em 2023, ocasião em que ocorreu a III Exposição Nacional de Artes Plásticas da Academia Latino-Americana de Arte.
Pintura acrílica sobre tela, com moldura branca. Dimensões: 100x70 cm. Ano de criação: 2022. Obra doada ao STJ em agosto de 2024, por ocasião da Exposição Mineiridades, que aconteceu no espaço Cultural durante todo o mês de agosto de 2024.
Trata do direito de seqüela de obras de arte, tratando do conceito e sua natureza jurídica, enfocando quais tipos de obras estão sujeitas ao Droit de Suite, além dos beneficiários e titulares. Traça análise comparativa da matéria na Convenção de Berna, Alemanha, Bélgica e França, apontando a melhor alternativa para o Brasil.