Lista por Assunto


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-3 de 3

Andrighi, Fátima Nancy (2002)
Trata das novas formas processuais de tutela jurisdicional. Question a eficácia das tutelas adotadas pela reforma do CPC. Defende a craiação de medidades necessárias para agilizar a solução dos litígios, mediante reforma processual. Ressalta o instituto da tutela inibitória, como um novo instrumento processual, para obtenção da efetividade do processo. Critica o conservadorismo no Direito brasileiro. Defende a descentralização das atividades do Judiciário. Cita alguns exemplos que visam a eficiência do Processo como a implantação de Núcleos de Primeiro Atendimento dos Juizados Especiais Cíveis, adotado pelo Estado do Rio de Janeiro; a instituição dos Juizados Especiais da Família, entre outros. Adverte que tanto o Juiz como o Advogado devem defender uma postura de conciliador, negociador ou mediador, visando humanizar os conflitos. Conclui defendendo que as propostas lançadas, além de trazerem agilidade ao Judiciário e evitarem o assoberbamento dos Juizados Especiais Cíveis, visam prioritariamente atender os anseios do ser humano, reduzindo, na origem, os focos de violência.
Palestra

Andrighi, Fátima Nancy (2001)
Trata dos benefícios que estão sendo realizados pela implantação dos Tribunais Especiais, principalmente o Tribunal Especial de família, destinado aos que buscam regularizar sua situação familiar. A autora ressalta o trabalho realizado pelo juiz de incumbir-se do papel pacificador em processos como, por exemplo, de litígio familiar e da equipe de médicos, psicólogos e assistentes sociais que além de amenizar a ansiedade dos litigantes, conscientizam as famílias na resolução de seus conflitos por meio da conciliação evitando assim, o desgaste emocional, financeiro e a repercussão desfavorável nos filhos. Conclui com o rascunho do anteprojeto de lei que instituiu os juizados e com o indispensável principio que os regem: celeridade na prestação dos serviços judiciários.
Artigo de revista

Andrighi, Fátima Nancy (2004)
A autora focaliza em seu pronunciamento algumas propostas que precisam ser adotadas no âmbito da administração e funcionamento dos Juizados Especiais de Família para propiciar uma justiça mais humana, mais sensível e sem custo.Neste contexto, ressalta a importância dos Juizados Especiais em dar mais agilidade ao judiciário e propiciar ao jurisdicionado proteção e acompanhamento adequado na vivência dos seus conflitos, com o mínimo de regras processuais e, todavia despojadas de todo o excesso formal.
Discurso

Resultados 1-3 de 3