Lista por Autor


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-9 de 9

Carducci, Michele (07-2010)
Trata das modificações informais no texto constitucional, que têm por finalidade atualizar e adequar a Constituição à dinâmica da realidade social, o que se evidencia quando são atribuídos sentidos novos a determinado preceito constitucional.
Artigo




Carducci, Michele (2020)
Discute a questão da relação entre lei e a abordagem ecossistêmica na perspectiva dos limites do Direito Constitucional diante da atual condição de "déficit ecológico" do planeta ("tirania de pequenas decisões", disfuncionalidade de poderes, irresponsabilidade). Afirma que esses limites são a consequência do caráter "fóssil" da lei moderna, separado das necessidades naturais de sobrevivência da espécie humana.
Artigo de revista

Carducci, Michele (01-2011)
Analisa questões do constitucionalismo contemporâneo a partir da função integradora das constituições. Comenta sobre as duas principais matrizes teóricas que influenciaram a história constitucional do Ocidente. Discute a crise do ideário tradicional relativo à capacidade integrativa da constituição, notadamente considerando a erosão da jurisdição doméstica e a economia da constituição.
Artigo

Carducci, Michele (10-2011)
Analisa a influência da cultura jurídica italiana no Brasil em matéria de direito público. Examina influências específicas de autores como Tullio Ascarelli, Renato Alessi e Tobias Barreto.
Artigo

Carducci, Michele (2014)
Trata dos aspectos que envolvem os procedimentos de comparação constitucional, predominantes nos estudos sobre os fenômenos da globalização. Analisa as condições geopolíticas e econômicas do contexto e a comparação “ad hoc”.
Artigo

Carducci, Michele; Macrì, Michele (09-2010)
Considera o ponto de vista realista da abordagem italiana na análise econômica do direito em matéria de direito administrativo.
Artigo

Resultados 1-9 de 9