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Fernandes, Djair Roberto (2002)
As micro e pequenas empresas estão presentes em todas as partes do país concorrendo com as médias e grandes, disputando a preferência do mercado consumidor pelos seus produtos. Para a manutenção de qualquer negócio é necessária a aplicação de pelo menos alguns preceitos da administração, ainda que os gerentes não tenham consciência das atividades realizadas no cotidiano profissional. Compreende a aplicação do marketing operacional no gerenciamento das micro e pequenas empresas e, por extensão, promove uma reflexão sobre a alta taxa de mortalidade dessas empresas.; Small and micro-enterprises are all over the country competing with the biggest ones for consumer preference. The survival of any business demands to follow some management rules, even the managers are not aware of the activities in daily conditions. This paper aims at helping to understand how to use operational marketing in small and micro-enterprises management, as well as promoting reflection on the very high rate of failure in this kind of business.
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Fernandes, Djair Roberto (2000)
“Examina a comunicação de marketing sob a luz de dois enfoques: o do produto e o do atributo do produto. Para tanto, esclarece-sobre o conceito de mensagem e comunicação para abordar as interferências possíveis do ruído que pode causar prejuízos, muitas vezes irrecuperáveis, para a imagem de um produto ou de uma empresa. Detecta-se, também, que são os atributos do produto que atendem ás necessidades e desejos do consumidor e não o produto em si. Desta forma, conclui-se que a comunicação de marketing focada nos atributos mais valorizados pelo consumidor constitui estratégia competitiva, uma vez que oferece para a empresa, a oportunidade de estar mais próxima do cliente, evitando-se a ocorrência perniciosa do ruído.; “This article objective is to examine the marketing communication under two focus: the product and the product attribute. It begins, initially, by clearing the concept of both message and communication to approach the possible interference of noise that can cause damage, many times irrecoverable, to a product or to an enterprise image. It examines, later, the question of product attributes, identifying that these attributes themselves attend the consumer's needs and desires and not the product itself. In this way, the author concludes that the marketing communication, focused on the more valued attributes by the consumer, constitutes competitive strategy, since it offers, to the enterprise, the opportunity of approaching to the customer avoiding the noise harmful occurrence”.
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