“Examina a comunicação de marketing sob a luz de dois enfoques: o do produto e o do atributo do produto. Para tanto, esclarece-sobre o conceito de mensagem e comunicação para abordar as interferências possíveis do ruído que pode causar prejuízos, muitas vezes irrecuperáveis, para a imagem de um produto ou de uma empresa. Detecta-se, também, que são os atributos do produto que atendem ás necessidades e desejos do consumidor e não o produto em si. Desta forma, conclui-se que a comunicação de marketing focada nos atributos mais valorizados pelo consumidor constitui estratégia competitiva, uma vez que oferece para a empresa, a oportunidade de estar mais próxima do cliente, evitando-se a ocorrência perniciosa do ruído.; “This article objective is to examine the marketing communication under two focus: the product and the product attribute. It begins, initially, by clearing the concept of both message and communication to approach the possible interference of noise that can cause damage, many times irrecoverable, to a product or to an enterprise image. It examines, later, the question of product attributes, identifying that these attributes themselves attend the consumer's needs and desires and not the product itself. In this way, the author concludes that the marketing communication, focused on the more valued attributes by the consumer, constitutes competitive strategy, since it offers, to the enterprise, the opportunity of approaching to the customer avoiding the noise harmful occurrence”.