Lista por Autor


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-3 de 3

Gonçalves, Flávio José Moreira (12-2008)
Apresenta os pressupostos teóricos e metodológicos propostos por Jonas Hans, que recorre a uma crítica do antropocentrismo das éticas tradicionais. Traz exemplos de modelos de éticas tradicionais: a ética aristotélica e a ética kantiana. Expõe, ainda sobre o ponto de vista de Jonas Hans, a busca pela ética desapegada das éticas tradicionais, “uma ética da responsabilidade que seja capaz de pensar a relação entre os homens existentes e aqueles que ainda virão”.
Artigo

Gonçalves, Flávio José Moreira (01-2010)
Aborda o conhecimento científico e as incertezas às quais os pesquisadores foram conduzidos após a crise do positivismo, a exaustão do paradigma mecanicista, os riscos representados pelo relativismo, ceticismo e niilismo ético, e as diferenciadas interpretações pelos eticistas contemporâneos sob a ótica dos modelos ontológico e transcendental (as orientações teleológicas e deontológicas da ética).
Artigo

Souza, Paulo Rogério Areias de; Gonçalves, Flávio José Moreira (2007)
Aborda o trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Ceará, através dos Defensores Públicos atuantes nas 18 Varas de Família da Comarca de Fortaleza. Apresenta a forma de ingresso na carreira de Defensor Público, da análise da lei Federal que instituiu a Defensoria Pública no Brasil e da Lei estadual criadora e regulamentadora da Defensoria em nosso Estado. Aborda o número de varas especializadas nas questões de família e o número de Defensores Públicos disponíveis para atuar nesse tipo específico de prestação jurisdicional.
Artigo de revista

Resultados 1-3 de 3