Lista por Autor


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-3 de 3

Söhngen, Clarice Costa (26-04-2006)
Propõe um estudo acerca da argumentação jurídica constituída por uma concepção científica do direito, relacionada com uma análise lingüística, por sua vez, fundada na propositura de uma Nova Retórica Aristotélica. Visa provocar uma reflexão epistemológica desse saber com base na argumentação jurídica concebida a partir de uma nova racionalidade.
Outros

Söhngen, Clarice Costa (28-04-2006)
Situa a investigação hermenêutica em uma relação com a ciência lingüística. Busca-se justificar a necessidade de um movimento hermenêutico que não seja apenas interpretativo, mas também compreensivo. Trata-se, portanto, de uma abordagem que ultrapassa os limites de uma lingüística imanente e pretende alcançar a subjetividade de seu objeto — língua — inter-relacionado com o sujeito.
Artigo

Söhngen, Clarice Costa (10-04-2006)
Propõe uma reflexão crítica à concepção monista comumente adotada na metodologia aplicada às ciências de um modo geral. A sua redução à racionalidade cognitivo-instrumental resultou em uma complexidade para as ciências: ao mesmo tempo, instituiu a excessiva cientificização do conhecimento e recriou os problemas sociais da pré-modernidade. Diante desta crise do paradigma da racionalidade científica dominante, surge uma concepção humanista das ciências que coloca a pessoa no centro do conhecimento, como autor e sujeito do mundo a partir de uma concepção metodológica pluralista.
Outros

Resultados 1-3 de 3