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Motta, Alexandre (2017)
Artigo de revista

Fernandes, Djair Roberto (2002)
As micro e pequenas empresas estão presentes em todas as partes do país concorrendo com as médias e grandes, disputando a preferência do mercado consumidor pelos seus produtos. Para a manutenção de qualquer negócio é necessária a aplicação de pelo menos alguns preceitos da administração, ainda que os gerentes não tenham consciência das atividades realizadas no cotidiano profissional. Compreende a aplicação do marketing operacional no gerenciamento das micro e pequenas empresas e, por extensão, promove uma reflexão sobre a alta taxa de mortalidade dessas empresas.; Small and micro-enterprises are all over the country competing with the biggest ones for consumer preference. The survival of any business demands to follow some management rules, even the managers are not aware of the activities in daily conditions. This paper aims at helping to understand how to use operational marketing in small and micro-enterprises management, as well as promoting reflection on the very high rate of failure in this kind of business.
Artigo

Carvalho, Cesar (2002)
Trata do marketing sob o ponto de vista epistemológico de seus fundamentos para percebê-lo como dispositivo científico do conhecimento. -- Marketing, a post-modern language game, is always seen as a technical tool whereas its epistemological questions are considered secondary in the management literature. Therefore this paper aimed at approaching its scientific basis.
Artigo

Dias, Edson (2001)
O custo cada vez mais elevado de atrair e conquistar clientes pelas empresas tem proporcionado mudanças nas estratégias de Marketing, dando-se maior ênfase no relacionamento e, dessa forma, procurando torná-los mais fiéis. A Contabilidade precisa adaptar seus relatórios gerenciais às estratégias de Marketing para que as decisões sejam mais eficazes. Os gerentes de marketing, adaptando suas estratégias à evolução tecnológica, têm criado várias técnicas, entre as quais o marketing de relacionamento, que visa a um aprofundamento do conhecimento do cliente. Como forma de contribuir para um maior intercâmbio de informações entre Marketing e Contabilidade, este artigo propõe uma série de demonstrativos que podem ser fornecidos pela Contabilidade. Procura-se demonstrar que informações subjetivas de Marketing, como satisfação dos clientes, precisam ser confrontadas com informações objetivas da Contabilidade como lucratividade por cliente, para se tomar a melhor decisão.; The increasing cost for drawing customers' attention and keep them as clients has altered the marketing strategies, giving more emphasis on the relationship between the company and the customers in order to make the latter more dedicated to the former. The Accounting, the one which provides information for the decision making process, should adapt its managerial reports to the marketing strategies so that the decisions were more effective. The marketing managers, adapting their strategies to the technological development, have created several techniques such as the Marketing of Relationship which intends to improve customer's knowledge. In order to contribute to a better exchange between marketing and accountancy, this paper provides a series of demonstration that may be given by accountancy. However, one tries to show that subjective information from marketing, such as client satisfaction, must be checked with objective information from accountancy, such as profit by client, so that the best decision can be made.
Artigo


Fernandes, Djair Roberto (2000)
“Examina a comunicação de marketing sob a luz de dois enfoques: o do produto e o do atributo do produto. Para tanto, esclarece-sobre o conceito de mensagem e comunicação para abordar as interferências possíveis do ruído que pode causar prejuízos, muitas vezes irrecuperáveis, para a imagem de um produto ou de uma empresa. Detecta-se, também, que são os atributos do produto que atendem ás necessidades e desejos do consumidor e não o produto em si. Desta forma, conclui-se que a comunicação de marketing focada nos atributos mais valorizados pelo consumidor constitui estratégia competitiva, uma vez que oferece para a empresa, a oportunidade de estar mais próxima do cliente, evitando-se a ocorrência perniciosa do ruído.; “This article objective is to examine the marketing communication under two focus: the product and the product attribute. It begins, initially, by clearing the concept of both message and communication to approach the possible interference of noise that can cause damage, many times irrecoverable, to a product or to an enterprise image. It examines, later, the question of product attributes, identifying that these attributes themselves attend the consumer's needs and desires and not the product itself. In this way, the author concludes that the marketing communication, focused on the more valued attributes by the consumer, constitutes competitive strategy, since it offers, to the enterprise, the opportunity of approaching to the customer avoiding the noise harmful occurrence”.
Artigo

Silva, Marcus Vinicius Fernandes Andrade da (2008)
Sumário de livro

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