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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Jeanne Anulino Rodrigues-
dc.date.issued2007-11-13T16:02:25Z-
dc.identifier.urihttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/10194-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para aprovação no Curso de Especialização Lato Sensu Assessoria em Comunicação Pública, do Instituto de Educação Superior de Brasília. Orientação: Prof. Antônio Barrosen
dc.description.abstractO Ministério Público do Trabalho tem por competência constitucional a defesa dos trabalhadores quando irregularidades atingem a coletividade, e vários casos são divulgados diariamente. Este trabalho pretende verificar se as notícias publicadas na mídia com referência ao Ministério Público do Trabalho atendem o interesse público, a partir do conceito de comunicação pública, especificamente sobre a informação a respeito de direitos trabalhistas. Analisamos se a instituição e seus representantes estão envolvidos na informação de toda a sociedade, para que novos casos de abuso aos trabalhadores não voltem a acontecer. Caracterizamos a comunicação feita pelas organizações públicas e discutimos o conceito específico de comunicação pública, aproximando-o das características de comunicação governamental. Para contextualizar a situação do trabalhador atualmente falamos sobre a evolução dos direitos trabalhistas no Brasil e chegamos a uma das instituições responsáveis por sua defesa: o Ministério Público do Trabalho. Foram analisadas notícias de jornais impressos e de websites de um fim de semana de cada mês no ano de 2005. Este ano foi escolhido por ser o mais atual, depois da eliminação natural de 2006, quando o período eleitoral deve ter influenciado o noticiário nacional. Utilizamos a análise de conteúdo para verificar as principais características que compõem essas notícias. A pesquisa qualitativa foi associada à quantitativa e o material foi dividido em categorias para facilitar a análise. Um dos destaques é a maneira como o Ministério Público do Trabalho aparece nas matérias: se os membros são consultados enquanto fontes ou se a instituição é apenas citada. A conclusão é que a instituição ainda não tem “voz”, isto é, seus integrantes não têm espaço para falar ao público. A hipótese de que a maior parte das matérias contribui para a informação dos trabalhadores não foi confirmada, mas um resultado importante mostra que, quando os Procuradores aparecem, há esclarecimentos relevantes sobre o caso, que podem ser estendidos para informação de toda a sociedade. Outro aspecto interessante foi notar tantas matérias publicadas tendo por base um Procurador como fonte única. Também abordamos a fase da atuação que é mostrada nas notícias e impressionou ver que, apesar das decisões judiciais estarem em primeiro lugar no ranking, as investigações vêm em seguida, apesar de não ser unânime a opção por sua divulgação. Analisamos ainda a imagem do Ministério Público do Trabalho e sugerimos estratégias para melhorar as ações de comunicação feitas pela instituição.en
dc.format.extent800819 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.rightsopen access-
dc.subjectBrasil. Ministério Públicoen
dc.subjectJustiça do trabalhoen
dc.subjectComunicaçãoen
dc.subjectComunicação públicaen
dc.subjectComunicação governamentalen
dc.subjectDireitos trabalhistasen
dc.subjectImprensaen
dc.subjectAnálise de conteúdoen
dc.subjectImagemen
dc.subjectInvestigaçãoen
dc.titleVisibilidade pública dos direitos trabalhistas: a contribuição das notícias com referência ao Ministério Público do Trabalhoen
dc.typeTCC/Especializaçãoen