TítuloExecução de quantia certa contra a fazenda pública: inexigibilidade de precatório requisitório quando se tratar de crédito de natureza alimentícia: art. 100 da Constituição Federal
Autor(es)Delgado, José Augusto
Data de publicação1990
ResumoComenta a evolução histórica do sistema de execução de quantia certa contra a Fazenda Pública, para se ter uma visão compacta do seu funcionamento no ordenamento jurídico brasileiro. Analisa, após comentar alterações ocorridas ao longo das Constituições, a nova fisionomia constitucional da execução por quantia certa contra a Fazenda Pública. Menciona os conceitos, a inexigibilidade de precatório requisitório quando se tratar de créditos de natureza alimentícia e os procedimentos das execuções contra a Fazenda Pública, regulados pelas normas vigentes no Código de Processo Civil.
AssuntosFazenda pública, Brasil
Processo civil, Brasil
Processo de execução, penhora, Brasil
Execução (processo civil), Brasil
FonteDELGADO, José Augusto. Execução de quantia certa contra a fazenda pública: inexigibilidade de precatório requisitório quando se tratar de crédito de natureza alimentícia: art. 100 da Constituição Federal. Revista de Processo, v. 15, n. 57, p. 13-23, jan./mar. 1990. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/10303>. Acesso em: 1 dez. 2011.
TipoArtigo de revista
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/10303