TítuloMeios de recuperação judicial. Contratos de trespasse e de arrendamento de estabelecimento. À sociedade constituída por empregados do devedor, inviabilidade jurídica de constituição de sociedade cooperativa para exploração da empresa
Autor(es)Guerra, Luiz Antonio
Data de publicação2008
ResumoEnfoca a recuperação judicial, os meios de recuperação e o contrato de trespasse ou arrendamento de estabelecimento à sociedade constituída por empregados do devedor em recuperação. Observa que o tema em estudo guarda, também, em paralelo, situação muito próxima no Direito Concursal Argentino, na Ley de Concursos y Quiebras, cuja legislação autoriza a celebração de contrato de usufruto com "cooperativas de trabajo formada por trabajadores del deudor-fallido, no regime jurídico do concurso preventivo y quiebra". Aprecia a viabilidade de constituição da sociedade formada por empregados do próprio devedor na exploração da empresa mediante a celebração de contrato de trespasse ou de arrendamento mercantil, contudo, rechaçando a constituição de sociedade em regime jurídico de cooperativa. Analisa o sistema cooperativo e aponta a inviabilidade da constituição de sociedade formada por empregados do próprio devedor, em regime de cooperativa, para a exploração da atividade econômica em crise econômico-financeira, tendo em vista as características do regime associativo, ainda que abaixo de cooperativa de trabalho, situação incompatível com o exercício de empresa.
AssuntosDireito falimentar, Brasil
Direito falimentar, Argentina
Arrendamento, Brasil
Locação comercial, Brasil
Estabelecimento comercial, alienação, Brasil
Devedor, Brasil
Falência, Brasil
FonteGUERRA, Luiz Antonio. Meios de Recuperação Judicial. Contratos de Trespasse e de Arrendamento de Estabelecimento. À Sociedade Constituída por Empregados do Devedor, Inviabilidade Jurídica de Constituição de Sociedade Cooperativa para Exploração da Empresa. BDJur, Brasília, DF, 31 jan. 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/16318>.
TipoOutros
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/16318
Arquivo TamanhoFormato 
Meios_de_Recuperação_Judicial.pdf168.7 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: