TítuloO Poder Judiciário e a distribuição da Justiça
Autor(es)Martins, Francisco Peçanha
Data de publicação1993
ResumoComenta que quando Advogado formulou críticas ao funcionamento do Poder Judiciário, apontou falhas estruturais e humanas, indicando soluções. Discorre sobre o juizado de pequenas causas. Ressalta o período em que militou na Justiça do Trabalho, dando testemunho de operosidade e dedicação dos Juízes Trabalhistas. Informa a situação da Justiça do Trabalho, o número de Juntas de Conciliação e Julgamento instaladas em todo País, de juízes presidentes de Junta, reclamações distribuídas e julgadas. Trata de Projetos de lei alterando a legislação processual. Por fim, enfatiza que não há, no País, outro Tribunal que tenha julgado tanto quanto o STJ, descreve a noite da posse, em reunião com amigos e a surpresa sentida por todos.
NotasConferência pronunciada no II Ciclo de Estudos Jurídicos, em 3 de dezembro de 1992, sob patrocínio da Associação dos Magistrados do Amapá
ACESSO RESTRITO: em respeito à Lei de Direitos Autorais, trata-se de documento de uso interno do STJ.
AssuntosPoder judiciário
Justiça
FonteMARTINS, Francisco Peçanha. O poder judiciário e a distribuição da justiça. Correio Braziliense, Brasília, 19 abr. 1993. Caderno Direito e Justiça, p. 4-5.
TipoArtigo de jornal
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/16324
Arquivo TamanhoFormato 
Poder_Judiciário_Distribuição.pdf63.72 kBPDFVisualizar