TítuloO instituto da intervenção na Constituição de 1988: o exercício da intervenção estadual em virtude do descumprimento do dever de prestar contas
Autor(es)Neiva, Marta Maria Albuquerque
Data de publicação2007
ResumoFormulação dos caminhos para a compreensão do instituto da intervenção na Constituição Federal brasileira enquanto mecanismo utilizado para coibir a inércia do administrador no dever republicano de prestar contas. Demonstra-se que “prestar contas” não é uma faculdade e, sim, um dever do gestor público para com a sociedade brasileira conquanto é elemento garantidor da ordem democrática de direito através da análise dos tipos de prestação de contas que ensejam o exercício da intervenção estadual pelo descumprimento desse dever público.
NotasArtigo científico apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Processual Civil do Centro de Estudos Jurídicos Projeção / Fórtium.
AssuntosPrestação de contas
Intervenção do Estado na economia
FonteNEIVA, Marta Maria Albuquerque. O instituto da intervenção na constituição de 1988: o exercício da intervenção estadual em virtude do descumprimento do dever de prestar contas. 2007. 18 f. Artigo científico (Especialização em Direito Público) - Centro de Estudos Jurídicos Projeção / Fórtium. Brasília, 2007.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/16740