TítuloBib Inclusão: o acesso à Biblioteca do STJ pelos alunos de baixa renda do curso de Direito na UnB
Autor(es)Carvalho, Rosa Maria de Abreu
Loureiro, Josiane Cury Nasser
Vaz, Heloise Simone Nogueira
Data de publicação2007
ResumoO Projeto Bib Inclusão permite aos alunos de baixa renda do curso de Direito da UnB o acesso à biblioteca do Superior Tribunal de Justiça – STJ. Um panorama da educação superior no Brasil foi traçado enfocando, principalmente, as dificuldades que cercam o acesso e à permanência nas universidades públicas, bem como o combate à desigualdade social por meio da criação de políticas de inclusão patrocinadas pelo Governo Federal, organizações do terceiro setor e instituições educacionais públicas e privadas. Discorreu-se sobre a responsabilidade social das universidades, mostrando os programas de desenvolvimento social mantidos pela UnB, tais como: o Programa de Avaliação Seriado, o Fórum Permanente de Professores, o Sistema de Cotas para Negros e a parceria da UnB com o STJ, o que proporcionou a criação do Projeto Bib Inclusão. O engajamento da UnB no combate à desigualdade social, também foi abordado, visando facilitar o acesso e à permanência de estudantes de baixa renda no ensino superior. Concluiu-se pela relevância do Projeto como meio de promover a inclusão social e facilitar o acesso ao conhecimento. O método adotado neste trabalho foi o dedutivo, e, na elaboração do estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica.
NotasMonografia apresentada ao Instituto Blaise Pascal como parte das exigências do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu para a obtenção do título de especialização. Orientador: Wagner Francisco Castilho.
AssuntosBiblioteca jurídica
Biblioteca universitária
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Inclusão social, política
Estudante universitário
Acesso à informação, política
FonteCARVALHO, Rosa Maria de Abreu; LOUREIRO, Josiane Cury Nasser; VAZ, Heloise Simone Nogueira. Bib Inclusão: o acesso à Biblioteca do STJ pelos alunos de baixa renda do curso de direito na UnB. 2007. 94 f. Monografia (Especialização) – Instituto Blaise Pascal. Brasília, 2007.
CARVALHO, Rosa Maria de Abreu; LOUREIRO, Josiane Cury Nasser; VAZ, Heloise Simone Nogueira. Bib Inclusão: o acesso à Biblioteca do STJ pelos alunos de baixa renda do curso de direito na UnB. Monografia (Especialização) – Instituto Blaise Pascal. BDJur, Brasília, DF, 04 abr. 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/16798>.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/16798
Arquivo TamanhoFormato 
BIB_Inclusão_Acesso_Abreu_Loureiro_Vaz.pdf409.86 kBPDFVisualizar