TítuloDesapropriação: imóvel rural improdutivo e possibilidade de fixação de juros compensatórios
Autor(es)Mroginski, Rosilene
Data de publicação2008
ResumoTrata da incidência de juros na desapropriação de imóvel rural para fins de interesse social e a possibilidade de fixação de juros compensatórios. Tem como objetivo verificar se a desapropriação de imóvel rural improdutivo gera a possibilidade de pagamento de juros compensatórios ao expropriado. O estudo apoia-se na doutrina e jurisprudência sobre o tema e desenvolve-se de acordo com a função social da terra dentro da sociedade, bem como de sua posição jurisprudencial. Conclui que, no caso de desapropriação de imóvel rural improdutivo, incidem juros compensatórios, uma vez que, em que pese o desaproveitamento e utilização inadequada da terra, gera para o expropriado a perda de sua propriedade.
NotasArtigo científico elaborado como requisito parcial para a conclusão do Curso de Pós Graduação em Direito Público do Instituto Processus de Cultura e Aperfeiçoamento Jurídico. Orientador: Guilherme Juliano
AssuntosDesapropriação por interesse social
Direito de propriedade
Propriedade rural
Indenização
Juros compensatórios
FonteMROGINSKI, Rosilene. Desapropriação: imóvel rural improdutivo e possibilidade de fixação de juros compensatórios. 2008. 11 f. Artigo científico apresentado como requisito para obtenção do título de Especialista em Direito Público. - Instituto Processus de Cultura e Aperfeiçoamento Jurídico. Brasília, 2008.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/16936