TítuloResponsabilidade do Estado: responsabilidade civil do Estado ou responsabilidade da administração: a demora na entrega do prestação jurisdicional
Autor(es)Delgado, José Augusto
Data de publicação1996
ResumoDiscorre sobre a responsabilidade do estado como tendo a obrigação legal de indenizar os danos causados por suas atividades a terceiros. Afirma que o estado, por provocar prejuízos às partes pelo retardamento da entrega da prestação jurisdicional, assume o dever de indenizar. Ressalta que as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes causarem a terceiros. Comenta que o exercício da função jurisdicional do estado é desempenhado sob os mesmos efeitos das demais, gerando direitos e obrigações de igual categoria. Declara que o estado responde pela demora na prestação jurisdicional, desde que fique demonstrada a ocorrência de lesão ao particular. Por fim, comenta sobre a existência da responsabilidade do Estado por ato judicial sustenta e relaciona fundamentos.
AssuntosResponsabilidade civil do Estado, Brasil
Responsabilidade administrativa, Brasil
Ato processual, Brasil
Função jurisdicional, Brasil
FonteDELGADO, José Augusto. Responsabilidade do Estado: responsabilidade civil do Estado ou responsabilidade da administração; a demora na entrega da prestação jurisdicional. Revista Jurídica, Porto Alegre, v. 44, n. 226, p. 5-26, ago. 1996. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/16945>. Acesso em: 2 dez. 2011.
TipoArtigo de revista
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/16945
Arquivo TamanhoFormato 
Responsabilidade_Estado_Responsabilidade.pdf193.91 kBPDFVisualizar